topo-fatos-relevantes-V06
Fevereiro | 2020
tt-ic-fatos-relevantes-ultimas-noticias-v06

Plano de Ação: Amec define planejamento estratégico para 2020

Plano de Ação: Amec define planejamento estratégico para 2020
Depois de conversas com associados e entrevistas com membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo, a Amec aprovou seu Plano de Ação 2020. “Neste momento, novos desafios exigem reflexão sobre o posicionamento da Associação para ampliar sua relevância no mercado de capitais brasileiro, fortalecer o relacionamento com seus associados e responder às mudanças tecnológicas e econômicas que modificaram a dinâmica da indústria financeira no país”, diz o documento.

Optamos por elaborar um documento estruturado, tendo como pano de fundo a intenção de buscar a consolidação da Amec como uma casa de governança ao estilo ‘Think Tank’. Para isso, será necessário avançar primeiramente com as ações estratégicas no curto prazo ao longo deste ano”, explica Fábio Coelho, Presidente da Amec. O executivo assumiu a direção da Associação em setembro do ano passado e como uma das primeiras ações, se lançou neste trabalho de abertura de diálogo com seus pares e associados para traçar essas linhas estratégicas.

“O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental, ainda mais para uma associação como a Amec que possui associados localizados em diversos lugares, com alguns deles sediados no exterior. É um elemento essencial para gerar maior alinhamento e engajamento com as ações da diretoria e conselho”, disse Walter Mendes, Presidente do Conselho Deliberativo da Amec. Ele ressalta o trabalho de elaboração do planejamento, comandado pelo novo Presidente da Associação, que realizou dezenas de consultas e entrevistas para recolher subsídios para produzir o documento. Leia na íntegra

CVM: Conheça as prioridades para a Agenda Regulatória 2020

Foto Antonio Berwanger - Crédito Ismar Ingber
Foto Antonio Berwanger - Crédito Ismar Ingber
Entre as prioridades regulatórias da Comissão de Valores Mobiliários para 2020, há a conclusão de seis audiências públicas iniciadas em 2019, incluindo assuntos ligados a inovações no mercado de capitais, como o Sandbox Regulatório. “Tecnologia e inovação fazem parte do dia a dia do mercado e, claro, de grupos de trabalho e frentes de atuação da CVM. A criação de ambiente regulatório experimental, conhecido como sandbox regulatório, é fundamental para estimular, ainda mais, a adoção de modelos alternativos com foco no uso de potenciais tecnologias, que podem trazer grandes benefícios ao setor, especialmente na redução de custos aos regulados e demais participantes”, comentou Antonio Berwanger (foto), Superintendente de Desenvolvimento de Mercado (SDM) da CVM. Além do sandbox, também estão previstas normas para:

– Recompra de debêntures (relacionado ao desenvolvimento do mercado de dívida corporativa, objeto de estudo realizado pela CVM em 2019)
– Porcentagem mínima de participação acionária para propor ações judiciais (regulamentação do art. 291 da Lei 6.404/76)
– Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (BDRs) e Listagem Direta
– Reforma da Instrução CVM 461 (autorregulador único e procedimentos de registro)
– Letra Imobiliária Garantida (LIG) e Letra Financeira (LF)

Mantendo diálogo amplo e aberto com o mercado, a CVM acrescentou três temas às audiências públicas priorizadas: crowdfunding, regulamentação da Lei 13.874 (Lei de Liberdade Econômica) e revisão da Instrução CVM 481, sobre voto a distância.

Participação da Amec – “Prezamos muito a opinião da Amec e dos investidores minoritários nos processos de audiências públicas. As manifestações desta associação, assim como de outras do mercado, são posições representativas com um viés sempre positivo ao desenvolvimento do arcabouço regulatório”, explicou Antonio Berwanger. Ele destacou a importância do diálogo com a Amec, através de um recente encontro institucional com seu Presidente, Fábio Coelho, para tratar da audiência pública dos BDRs (leia mais nas próximas edições) e de outros temas de interesse da Associação. Leia na íntegra
base-fatos-relevantes-faixas-brancas
tt-ic-fatos-relevantes-agenda-v06
Estão confirmadas as seguintes reuniões, exclusivas para associados:

» Comissão Técnica – dia 18 de março de 2020, das 17h30 às 19h30, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

» Foreigners Commission – dia 24 de março de 2020, das 12h às 13h, por conference call.

» Diretoria Executiva – dia 26 de março de 2020, das 17h30 às 19h30, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.
Envie para um amigo:
Envie para um amigo
Seja um associado:
Seja um associado
Siga-nos:
icone-player
fio-fatos-relevantes-amarelo
Amec - Associação de Investidores no Mercado de Capitais
R. Joaquim Floriano, 1.120, 10º andar/101
Itaim Bibi - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04534-004