Workshop Temporada de Assembleias 2017 promove oportunidade de aprendizados

Print Friendly, PDF & Email

Realizado no dia 13 de junho, o evento apresentou as experiências dos participantes do mercado de capitais nacional com a novidade do voto a distância, implementado pela primeira vez nas maiores empresas brasileiras. Os participantes compartilharam suas experiências e sugeriram melhorias ao regulador para os próximos anos.

O palestrante internacional Andrew Gerbelin, da Glass Lewis, uma das principais consultorias de voto do mundo, explicou como a questão do prazo acarreta em uma considerável disparidade entre propostas e candidatos contidos no boletim de voto a distância e aquelas que seriam de fato votadas na assembleia, devido a alterações posteriores à elaboração do documento. Isso porque os investidores estrangeiros precisam se manifestar por meio do proxy voting, com o boletim apresentado com 30 dias de antecedência da assembleia, enquanto outras propostas vão sendo apresentadas e não constam do boletim.

Outra demanda apresentada pelos investidores no evento é a transparência dos mapas de votação. Os investidores institucionais informaram que muitas vezes não conseguem ter certeza de que seus votos foram de fato computados. E mais, ao não conseguirem saber de que forma os demais investidores estão votando, não conseguem interações pertinentes sobre possíveis alinhamentos de votos para o melhor resultado final para as companhias.

Para participantes do mercado, o excesso de burocracia na exigência de documentos e prazos longos de preparação para incluir candidatos no boletim de voto ainda inibem a participação de investidores minoritários.

Por outro lado, a palestrante Bárbara Rejani, da gestora Claritas, acredita que o boletim de voto a distância ajudou na redução de custo operacional para o acionista minoritário. “Ficou mais fácil e precisa mandar muito menos documentos para as empresas”, diz

No dia 01/06, a B3 realizou um workshop específico para apresentar as primeiras experiências com o boletim de voto a distância. Clique aqui e acesse o vídeo do evento.

Veja abaixo a agenda do evento realizado pela a Amec e acesse as apresentações dos palestrantes:

WORKSHOP TEMPORADA DE ASSEMBLEIAS 2017

São Paulo, 13 de junho de 2017

14:00  14:15  Abertura

  • Mauro Rodrigues da Cunha, Amec

14:15  15:35  1º Painel – Desafios nas Assembleias de 2017

  • Bárbara Rejani, Claritas
  • Jorge Ricca, BB DTVM – clique aqui e acesse a apresentação
  • Luzia Hirata, Santander Asset Management
  • Marcelo Gasparino, Geração Futuro

15:35  16:00  1ª Apresentação – Conclusões do evento B3

  • Tiago Isaac, B3 – clique aqui e acesse a apresentação

16:00 16:20  Coffee Break

16:20  17:00  2ª Apresentação – A Visão dos Proxy Advisors

  • Andrew Gerbelin, Glass Lewis – clique aqui e acesse a apresentação

17:00  18:20  2º Painel – O Voto Eletrônico – Sugestões de Aprimoramento

  • Daniel Ferreira, Mesquita Pereira
  • Luis Claudio Pereira e Douglas Marcos da Cruz, Bradesco

18:20  18:40  Encerramento – CVM – Lições Aprendidas e o futuro da IN 561

  • Claudia Hassler, SDM, CVM