Workshop sobre remuneração de executivos atinge lotação máxima

Print Friendly, PDF & Email

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – realizou, no dia 17 de novembro, em São Paulo, o workshop mais procurado e debatido dos seus 10 anos de história: Remuneração de Executivos. Investidores, membros de conselhos de administração de companhias, acadêmicos e jornalistas trocaram experiências, questionamentos e entendimentos sobre a questão.

O debate provou que o tema não pode ser deixado para mais tarde. A BM&FBOVESPA também trata do assunto na proposta de reforma do Novo Mercado, no sentido de exigir que empresas desse segmento cumpram o que define a Comissão de Valores Mobiliários: que sejam divulgadas as remunerações máxima, média e mínima. Sem citar nominalmente os administradores.

“Os investidores ainda custam a acreditar que é preciso criar uma exigência para que as companhias listadas no mais exigente patamar de governança corporativa cumpram a lei do regulador”, afirma Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec. Uma vez que no Brasil os acionistas podem votar sobre remuneração de executivos, é contraditório não terem acesso ao menos aos valores máximo, médio e mínimo.

A entidade divulgou, no dia 31.10.2016, um Comunicado ao Mercado, alertando os participantes, empresas e reguladores do mercado de capitais, sobre problemas que seus associados têm testemunhado nas práticas de contratação, retenção e remuneração de executivos.

Segue abaixo a relação de apresentações do workshop Remuneração de Executivos:

FelipeRebelli_WillisTowersWatson

JacquesSarfatti_RussellReynolds

MariaFranciscaVicente_GlassLewis

OscarMalvessi_FGV