Voto a distância: Amec alerta investidores institucionais

Print Friendly, PDF & Email

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – encaminhou Comunicado ao Mercado, no dia 24 de março último, para incentivar as equipes de investidores institucionais a buscarem a nova alternativa de participação em assembleias, criada pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM –, por meio da Instrução 561. Em interações com os associados, a entidade percebeu algumas dificuldades no uso do boletim de voto a distância.

“Inicialmente, a impressão seria de que a maior parte dos problemas estavam relacionados aos custodiantes e às assets. Porém, ficou esclarecido que os custodiantes, aparentemente, estão preparados para receber os boletins de voto, pelo menos na sua forma física, o que poderia remeter a problemas nas áreas de backoffice das assets”, explicou Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec.

Na tentativa de identificar o problema e trabalhar para auxiliar os participantes do mercado, a associação concluiu que a maior parte dos agentes de custódia já estabeleceram procedimentos – ainda que em alguns casos rudimentares – para permitir o exercício da nova faculdade. Mas, a informação não tem chegado aos tomadores finais de decisão no formato adequado, o que pode levar a um uso da ferramenta aquém do esperado.

No Comunicado ao Mercado, a Amec solicita que seus associados e demais investidores tomem a iniciativa de demandar o voto à distância na temporada de assembleias 2017, fase inicial da vigência da norma, para que as rotinas sejam criadas e que eventuais problemas sejam sanados até a temporada do ano seguinte.

Clique aqui e acesse o Comunicado ao Mercado: Instrução CVM 561.