Estão disponíveis as contribuições para o Código Amec de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – recebeu diversas contribuições por meio da consulta pública para a minuta do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship. A versão final do código será deliberada pelo conselho da Amec no dia 1º de setembro, sendo que o lançamento do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship ao mercado de capitais nacional acontecerá no dia do Fórum Amec de Investidores 2016, 27 de outubro, quando a entidade comemora os 10 anos de sua fundação.

O objetivo final do código é ajudar os investidores institucionais a cumprirem seus deveres fiduciários perante seus clientes por meio de um código de exercício de direitos políticos. Segundo o presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, é fundamental para integridade do mercado que os investidores institucionais atuem como donos que são. “Cada investidor institucional individualmente tem deveres fiduciários com seus clientes que vão além da compra e venda de ações. A ação dá direito a um fluxo de recursos, de dividendos, ganhos de capital, mas ela também dá direito a uma série de direitos políticos. E ignorar estes direitos políticos significa não atender fielmente aos seus deveres fiduciários”, afirma.

Seguindo uma tendência mundial, o código terá princípios, mecanismos e políticas que balizarão a atuação do investidor em tudo o que diz respeito à governança – incluindo a sua própria e de suas empresas investidas.

 

Clique aqui e acesse a minuta do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship

 

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição Aberdeen

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição Apimec

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição Banco do Brasil

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição Banco Mundial

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição CFA Institute

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição IBGC

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição ICGN

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição PRI

Stewardship – Consulta Pública – Contribuição Renato Chaves