Azul confirma IPO com Superpreferenciais

Print Friendly, PDF & Email

A Companhia aérea Azul protocolou, no dia 06.02.2017, sua minuta de prospecto para realizar uma oferta pública inicial de ações. A operação envolve a venda de ações preferenciais que possuem valor 75 vezes maior do que as ações ordinárias – configurando uma estrutura de superpreferenciais semelhante à da Gol Linhas Aéreas.

A estrutura de ações superpreferenciais já foi criticada pela Amec em diversas ocasiões, tais como no Comunicado referente à decisão da Gol, nas manifestações a respeito da reforma do Novo Mercado em 2015, 2016 e 2017, em correspondências dirigidas às consultorias de voto ISS (aqui e aqui) e Glass Lewis (aqui e aqui), e à BM&F Bovespa e na Carta Presi 14/16.

A Amec defende inequivocamente a estrutura one share one vote, conforme carta enviada ao IBGC em 2015. A grande maioria dos problemas de governança corporativa estudados pela associação podem ser creditados diretamente ao desequilíbrio entre poder político e comprometimento de capital. Os investidores devem considerar este histórico na sua decisão de investimento.