Prêmio Amec 2012

Print Friendly, PDF & Email

Valid recebe 1o Prêmio Amec de eventos corporativos

5SIMP208AMECFotoEdiPereira20121

A Valid, companhia que atua nos setores de meios de pagamentos e de sistemas de identificação, foi a vencedora do 1a Prêmio Amec de Eventos Corpo- rativos pela qualidade de suas Assembleias Gerais de Acionistas. O prêmio foi entregue durante o 5o Seminário Amec, que aconteceu no Hotel Hyatt, em São Paulo, em 7 de novembro. A instituição do prêmio foi a forma encontrada pela Amec para estimular as boas práticas e reconhecer as companhias que se destacam por irem além da legislação na realização de seus eventos corporativos.

“Foi uma grande honra ter recebido o prêmio”, afirma Sid- ney Levy, presidente do Conselho de Administração da Valid. “Foi o reconhecimento da sociedade e da Amec, que repre- senta o mercado, de que fize-mos um evento muito bacana”, complementa, referindo-se às assembleias gerais Ordinária e Extraordinária realizadas no primeiro semestre de 2012.

Uma das novidades, lembra Levy, foi o questionamento aos dez maiores acionistas da com- panhia, se tinham algum nome para indicar ao conselho de ad- ministração, procedimento que já diferencia a companhia de suas pares no mercado. A Valid tem seu capital pulverizado, ou seja, 100% de suas ações es- tão livres para negociação em Bolsa de Valores – não há um controlador. O maior acionista, gestora Aberdeen, tem 9,2% do seu capital total, isso em dados de 30 de setembro.

Para a realização dos eventos, a Valid elaborou um Manu- al de Participação nas Assembleias, com todas as matérias a serem votadas, que foi disponibilizado em seu site na inter- net e publicado juntamente com o edital, 35 dias antes da realização. Levy afirma que um dos acionistas sugeriu levar à votação a retirada da cláusula de “poison pill” do estatuto social da empresa, ideia que foi prontamente atendida. Outro acionista, a gestora Vinci Equities, solicitou a relação comple- ta de quotistas para que a votação pudesse ocorrer por meio de procuração, procedimento conhecido como “proxy fight”.

O movimento pioneiro do acionista no mercado foi bem- -sucedido e garantiu a participação de 65,4% de quórum na primeira convocação da assembleia. Porém, a cláusula per- maneceu no estatuto por uma mínima margem na votação.