Prêmio Amec 2019

Print Friendly, PDF & Email

BR Distribuidora recebe Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019

Votação é reconhecimento à operação de follow-on da companhia

A BR Distribuidora foi a vencedora do Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019, concedido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). A indicação feita pela entidade representa o reconhecimento dos investidores minoritários à operação de Oferta Subsequente de Ações da BR Distribuidora (follow-on), ocorrida no final de julho de 2019, sendo a companhia a primeira a ser privatizada via mercado de capitais no Brasil.

BR Distribuidora recebe Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019

A premiação da Amec tem como objetivo identificar eventos corporativos que tenham impactado de forma positiva o mercado de capitais. A eleição é feita a partir de voto anônimo dos associados da entidade, que reúne cerca de 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros.

“O Prêmio Amec de Eventos Corporativos reflete a opinião coletiva dos associados elegíveis da Amec, sinalizando a postura da associação para manter a agenda de valorização do mercado de capitais brasileiro”, explica Fábio Coelho, Presidente-Executivo da associação.

Segundo a companhia, após a conclusão da oferta, a Petrobras, antes controladora da companhia com 71,25% do capital, passou a deter 37,5% do total de ações. A operação teve um efeito imediato na liquidez, duplicando a quantidade das ações em circulação.

O aumento de liquidez possibilitou à companhia ter uma base de investidores diversificada e mais atuante, inclusive na indicação de nomes para o novo Conselho de Administração. Antes, o Conselho era composto por 10 membros, sendo cinco indicados pela Petrobras, um pelo Ministério da Economia e outro pelos funcionários, restando aos minoritários três assentos. Essa definição da composição do conselho estava estabelecida em estatuto.

Na nova configuração, após a reforma do estatuto, que tinha como objetivo fazer todas adaptações necessárias para o day after ao follow-on, o número total de cadeiras no Conselho de Administração foi reduzido a nove, sendo, no mínimo, 50% dos conselheiros eleitos independentes. Os conselheiros terão perfis diversificados e experiências complementares, em linha com os requisitos do Novo Mercado. Além disso, a eleição dos membros do conselho agora se dá pelo número de total de votos obtidos. Os candidatos que obtiverem o maior número de votos serão os eleitos.