O que é realmente útil nas demonstrações financeiras?

Print Friendly, PDF & Email

As demonstrações contábeis representam a prestação de contas da administração da companhia perante stakeholders, em especial sócios e acionistas. Mas quais dados são realmente úteis para o usuário externo? É possível eleger a informação que pode ser classificada como a mais importante de todas? Quais devem ser melhoradas? O pesquisador Ismael Heissler, aluno do Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pretende responder a todas estas questões em sua dissertação de mestrado.

A questão-problema da dissertação é entender qual é a percepção dos usuários externos da contabilidade sobre as demonstrações divulgadas pelas companhias. “Já fui preparador de demonstrações financeiras e sempre me questionei se determinadas informações, que demandavam muito tempo para serem coletadas, são de fato úteis”, diz Heissler. Por isso, o pesquisador espera receber contribuições dos associados da Amec, usuários-alvo da investigação.

Heissler explica que alguns autores consideram que a adoção do IFRS trouxe “novas” informações que acabam sendo repetitivas e são divulgadas sem reflexão e julgamento quanto à relevância. No fim das contas, no entanto, podem acabar não agregando melhora significativa na qualidade das demonstrações e elevam seus custos de publicação.

Clique aqui para participar da pesquisa. O tempo estimado para conclusão do questionário é de 10 minutos.