Novos Princípios de Governança Corporativa G20/OECD promovem mais confiança e incrementam os mercados financeiros

Print Friendly, PDF & Email

Como parte do esforço de promover a integridade e a confiança nos negócios, os ministros da Fazenda do G20 aprovaram o novo conjunto de Princípios de Governança Corporativa G20/OECD.

Os Princípios de Governança Corporativa G20/OECD apresentam recomendações sobre os direitos dos acionistas, remunerações de executivos, transparência nas informações financeiras, a atuação dos investidores institucionais, a atuação do conselho de administração e sobre como o mercado de capitais deveria funcionar. Boas práticas de Governança Corporativa são tratadas como essenciais para promover o mercado de capitais e atrair investimentos, que são peças chave para o crescimento econômico das nações no longo prazo.

“No atual globalizado e altamente conectado mundo econômico e de negócios, é preciso a colaboração de todos para criarmos um ambiente confiável”, afirmou o secretário geral do OECD, Angel Gurría, durante a apresentação dos Princípios de Governança Corporativa G20/OECD, juntamente com o vice primeiro ministro da Turquia, Cevdet Yilmaz, que presidiu a reunião com os G20 ministros das Finanças, nos dias 4 e 5 de setembro, em Ankara. “Os novos Princípios de Governança Corporativa G20/OECD representam um entendimento consensual sobre quais são as melhores práticas de governança corporativa. Agora, nossa prioridade é colocar esses princípios em prática e garantir um melhor funcionamento dos mercados financeiros.”

O vice primeiro ministro da Turquia, Cevdet Yilmaz, afirmou que “as exigências dos investidores para as companhias são bastante racionais: mais transparência, mais accountability e uma governança corporativa mais eficaz!”. Yilmaz explicou, ainda enquanto presidente do G20 nesse ano, que “Os Princípios de Governança Corporativa G20/OECD irão contribuir significativamente para as prioridades do G20 de facilitar o financiamento das empresas por meio do mercado de capitais e, assim, apoiar o investimento como um poderoso motor de crescimento”.

Desenvolvidos pela OECD em 1998, os Princípios se tornaram referência mundial. Eles têm sido adotados como normas fundamentais dos Financial Stability Board’s (FSB) para sistemas financeiros sólidos e funcionam como um padrão para os governos e os reguladores em todo o mundo.

Em 2013, a OECD iniciou uma abrangente e ambiciosa revisão dos Princípios, com todos os países do G20 convidados a participar de forma equânime. A revisão também contou com audiências públicas e com participações de importantes instituições, tais como, Comitê da Basileia, FSB e o Banco Mundial, chegando a um consenso final do G20 em Ankara.

A Amec participou desse processo através de suas colaborações nas Mesas Redondas de Governança Corporativa da América Latina.

Clique aqui e acesse mais informações sobre os Princípios / OCDE do G20 de Governança Corporativa.