Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Carta anual de Larry Fink, Chairman and Chief Executive Officer da BlackRock, aos CEOs

Em sua carta anual aos CEOs, Larry reflete sua crença na necessidade de senso de propósito que a companhia precisa, quer seja pública ou privada, para atingir a totalidade de seu potencial. Ele explica que sem isso, a companhia fatalmente sucumbirá às pressões de curto prazo. Afirma que chegou o momento de aplicar o que chama de novo modelo de governança corporativa, no qual a comunicação pauta o engajamento dos acionistas com as empresas investidas. Clique aqui e acesse a carta na íntegra.

Signatários do Código Amec se preparam para o primeiro relatório

Os 16 signatários do Código Amec de Princípios e Direitos dos Investidores Institucionais – Stewardship estão se preparando para divulgar seus relatórios referentes às atividades de stewardship em 2017. O grupo de trabalho de implementação do código se reuniu em fevereiro e debateu as escolhas e estratégias dos signatários para esse primeiro ciclo. Um ponto interessante é que cada signatário está escolhendo um caminho diferente, retratando a flexibilidade do Código Amec.

Os membros do grupo de trabalho concordaram em agendar uma reunião extraordinária em março, antes ainda do prazo de divulgação, para debaterem os últimos aspectos do ano.

Amec e ABRAPP debatem stewardship e autorregulação no IBGC

No dia 06 de fevereiro, os presidentes da Amec e da ABRAPP, Mauro Rodrigues da Cunha e Luiz Ricardo Marcondes Martins, debateram, no IBGC, as iniciativas de suas organizações no que tange a stewardship e à autorregulação da atividade de investimento.

A ABRAPP destacou a importância do setor para o mercado e para o Brasil, com quase R$ 1 trilhão de ativos sob gestão. Frisou ainda que os problemas que apareceram na mídia recentemente dizem respeito a uma minoria de entidades. Contudo, é fato que os grandes fundos estão maduros e que não há criação de novos. O sistema precisa se reinventar.

O Código de Autorregulação da atividade de investimento se insere neste contexto. Ao disseminar, de forma voluntária, as melhores práticas ele reforça a qualidade e a reputação do setor. Martins fez menção, ainda, à certificação de profissionais de seguridade, que vai na mesma linha.

O presidente da Amec ressaltou a complementariedade entre os esforços da Amec e da ABRAPP na evolução dos investidores institucionais. Enquanto o código da ABRAPP foca no processo de seleção e monitoramento de gestores, o Código Amec foca na ligação entre as entidades de previdência, os gestores contratados e as empresas investidas. Por essa razão, é crescente o número de fundos de pensão aderentes ao Código Amec.

Clique aqui e acesse mais informações sobre o evento.

Presidente da Amec contribui para o Ciclo de Palestras do IBGC