Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Fundo de petróleo da Noruega percebe vantagens no ativismo

Em entrevista concedida ao jornal Financial Times, Yngve Slyngstad, diretor executivo do Banco de Investimentos Norueguês que administra o fundo, explicou que a estratégia de divulgar as intenções de votos nas assembleias previamente se mostrou mais efetiva do que ele imaginava.

Slyngstad explica que a partir do momento que começaram o processo de avisar as companhias que os administradores do fundo consideravam declarar as intenções de votos previamente, as companhias se mostraram mais dispostas a conversar e se comprometer.

BNDESPAR adere ao Código AMEC de Stewardship

Código foi uma resposta à crise financeira internacional de 2008 e compreende princípios e deveres para investidores institucionais.

A BNDESPAR Participações SA aderiu ao Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship (Código de Stewardship da Amec), alinhando-se assim com as mais avançadas práticas internacionais de governança corporativa para investidores financeiros institucionais. Os Códigos de Stewardship são adotados pelos principais mercados financeiros mundiais, totalizando mais de 20 países com iniciativas nesse sentido, entre eles Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália e Suíça.

Os Códigos de Stewardship compreendem princípios e deveres de investimento diligente para investidores institucionais. Foram criados a partir de 2010 como resposta à atuação passiva e com conflito de interesses de diversos investidores antes da crise financeira internacional de 2008.

No Brasil, as iniciativas de Stewardship estão sendo lideradas pela Associação dos Investidores do Mercado de Capitais – Amec. Criada em 2006, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações, conta atualmente com 59 investidores institucionais, locais e estrangeiros, incluindo a BNDESPAR, que possuem mandatos de investimento no mercado brasileiro de ações de R$ 400 bilhões.

O Código de Stewardship da Amec é uma declaração de princípios e de forma de atuação que visa melhorar o engajamento e a transparência dos investidores institucionais na definição e no desempenho de suas responsabilidades como acionistas nas empresas em que investem. Além disso, busca esclarecer expectativas e responsabilidades básicas de governança dos investidores, visando melhorar a qualidade de seu diálogo com as empresas e contribuir para seu bom desempenho no longo prazo. Também fornece um mecanismo para que os investidores comuniquem suas prioridades de forma mais objetiva e prestem contas para seus clientes e stakeholders.

O Programa de Stewardship da BNDESPAR e suas respectivas políticas – que serão elaborados e implementados com base nos princípios e deveres do Código de Stewardship da Amec até o ano de 2021 – estimulará o fortalecimento dos seguintes atributos: transparência; prestação de contas; engajamento para discussão de temas relevantes para o mercado de capitais; exercício diligente do direito de voto; colaboração com outros investidores; e liderança para o desenvolvimento de boas práticas socioambientais e de governança por parte das companhias investidas, dentre outros.