Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Ativistas tornam-se acionistas ativos

Recente artigo no US News & World Report aponta a tendência mundial não apenas para um crescimento das atividades de ativistas, mas também da postura ativa por parte de investidores mainstream, em grande parte indexados, comumente chamados de passivos. Alguns dos maiores investidores institucionais do mundo tem aumentado sua atuação ativa, em resposta a demandas de maior stewardship de sua parte.

“Investimento passivo não deve ser confundido com propriedade passiva”, disse Rob Berick, diretor da Falls Communications. “Ativistas não tradicionais tem utilizado ferramentas do ativismo, no sentido de trabalharem junto com as administrações das empresas para implementarem mudanças”.

Clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

 

Não Signatários utilizam o Código Amec de Stewardship para pautar políticas internas

A Amec tem recebido consultas e informações de gestores e fundos de pensão que ainda não assinaram o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, indicando que seu conteúdo tem pautado discussões internas sobre aprimoramento de práticas.

A tendência reitera o fato de o Código Amec trazer para o Brasil as melhores práticas internacionais sobre o tema, e atende ao objetivo fundamental da associação com seu lançamento, qual seja, influenciar positivamente a atuação dos investidores institucionais enquanto donos dos valores mobiliários das empresas brasileiras.

A Amec continua à disposição para discutir o assunto com os investidores institucionais interessados, e recomenda a Cartilha de Implementação (clique aqui e acesse a cartilha) como uma ferramenta para este processo.

 

Artigo acadêmico louva iniciativas de Códigos de Stewardship

Em artigo a ser publicado na Seattle University Law Review, a professora Jennifer Hill ressalta o advento dos códigos de Stewardship como uma bem-vinda novidade no debate sobre governança corporativa mundial. “Fora dos Estados Unidos, uma narrativa poderosa e alternativa (ao ativismo tradicional) a respeito dos benefícios de um maior engajamento dos acionistas em governança corporativa ganhou tração em muitos mercados.

Clique aqui e acesse a resenha da autora sobre o tema.

Clique aqui e acesse o trabalho acadêmico da professora.