Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Lançamento da Cartilha

A Cartilha de Implementação do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship passará pelo processo de audiência restrita entre os associados à Amec e outros públicos de interesse a partir do dia 12/07 até o dia 11/08.

O lançamento da Cartilha será dia 12 de setembro, em evento específico que ocorrerá em São Paulo. Mais detalhes em breve.

 

Japão revisa Código de Stewardship

O Japanese Financial Services Agency (JFSA, regulador do mercado financeiro japonês) divulgou em maio a primeira revisão do seu Código de Stewardship, publicado originalmente em 2014. O foco da revisão é incitar mais transparência na questão dos conflitos de interesses entre as atividades de gestão de recursos e outras atividades dos conglomerados que as executam. Especificamente, o código reforça a necessidade de disclosure sobre os votos dados nas assembleias das empresas investidas, incluindo as razões para votos favoráveis ou negativos.

Embora seja voluntário, o código tem um grande impacto no mercado japonês, uma vez que o GPIF – maior fundo de pensão do mundo, com USD 1.3 trilhões em ativos – determina que todos os gestores que contrata devem adotar o código. O fundo tem criticado os gestores passivos que não cumprem suas responsabilidades fiduciárias relativas a voto nas empresas investidas.

Sumi Trust, Dai-ichi Life e o UFJ já se manifestaram no sentido de atender às novas regras nos próximos meses.