Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

O Grupo de Trabalho, formado por representantes das empresas signatárias do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, está em fase de elaboração da cartilha de implementação. O objetivo é que o documento auxilie as empresas na elaboração do relatório anual de stewardship.

“Os participantes acreditam que o formato que mais ajudaria as equipes responsáveis pela elaboração do relatório seria o de perguntas e repostas. Agora, cada um está levantando exemplos de respostas para que possamos concluir a elaboração da cartilha”, explica Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec.

Código Amec reconhecido em documento da OCDE

O Corporate Governance Factbook 2017 – verdadeiro compêndio de práticas de governança no mundo, publicado pela OCDE destaca, em sua página 87, o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais como um dos documentos mais importantes sobre a responsabilidade dos investidores institucionais em nossa jurisdição. A leitura do documento é importante par qualquer um que vise fazer comparações sobre práticas globais de governança.

PRI defende adoção do Código Amec por CVM e Previc

O PRI – Principles for Responsible Investment publicou no mês passado o relatório “O Dever Fiduciário no Século XXI – Roteiro para o Brasil”. O documento inclui uma sessão inteira sobre gestão e engajamento, com o destaque para o Código Amec. Na visão do PRI, o Código e a Resolução 3.792, que regulamenta os fundos de pensão, se complementam.

Na opinião do PRI, os reguladores do mercado de capitais e dos fundos de pensão deveriam “adotar o código da Amec e oferecer supervisão e monitoramento ou relatórios com base nele”.

Índia Publica Código de Stewardship

A Índia tornou-se o 17º país no mundo a ter um Código de Stewardship, focado numa classe específica de investidores institucionais – as seguradoras, mas impacta todas as demais classes de investidores, tais como fundos de pensão, fundos mútuos e estrangeiros. O documento foi lançado pelo IRDAI, regulador do segmento naquele país, no dia 22 de março. Assim como o Código Amec, o documento indiano é principiológico, mas ao contrário da versão brasileira, sua adoção é mandatória para os investidores institucionais.

Signatários do UK Stewardship Code começam a entregar relatórios de 2016

Vários signatários do Código inglês já divulgaram seus relatórios de Stewardship referentes ao ano de 2016. Dois exemplos incluem Aberdeen, Hermes e Robeco, que são signatários também do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais.