Notícias de Stewardship

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A variedade de perspectivas entre os líderes de corporações tem sido apontada como um dos alicerces do sucesso das companhias modernas. Diversidade – não só de gênero, mas também de classe, etnia, cultura e histórico profissional, por exemplo – ajuda a companhia a entender as necessidades de seus consumidores e a dialogar com outros stakeholders. Uma pesquisa da consultoria de gestão norte-americana Russell Reynolds Associates, lançada em abril, ouviu 60 diretores de empresas de 10 países diferentes e concluiu: a diversidade vem do topo, e os líderes precisam estar investidos nessa ideia para que ela se torne uma cultura comum a todos os trabalhadores.

CEOs e presidentes de conselhos de administração, por exemplo, têm que garantir que o board seja diverso, tomando atitudes concretas e criativas para buscar candidatos fora do padrão consagrado. O estudo também apontou que a inclusão não se limita apenas a contratar e nomear profissionais, mas exige uma adaptação do time à realidade dos novos integrantes, além de flexibilidade – e da desconstrução de uma série de estereótipos preconcebidos e comportamentos ofensivos.

A Russell Reynolds pontua que há evidência robusta de correlação entre diversidade em cargos de liderança e melhores resultados. As companhias mais diversas conseguem atrair e reter profissionais mais talentosos, manter funcionários e consumidores mais satisfeitos, e, em muitos casos, ter melhor performance financeira. Ainda assim, apesar de a representatividade estar aumentando de forma constante, o ritmo da mudança segue lento diante das mudanças que a sociedade e os negócios vêm passando – um indicativo de que ainda há muito a ser feito.