Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

BlackRock é mais nova signatária do Código Amec de Stewardship

O grupo de signatários do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship ganhou o reforço da BlackRock, maior gestora do mundo, com cerca de US$ 4,7 trilhões sob gestão. Com a adesão da asset, que também é associada Amec, o grupo de signatários do código de stewardship passa a somar 18 integrantes.

“Na BlackRock, a administração de investimentos está focada no engajamento para incentivar as empresas a adotar práticas que dêm suporte à criação de valor de longo prazo de que nossos clientes dependem para atingir suas metas financeiras. Estamos honrados em desempenhar este papel no Brasil”, disse Ray Cameron, Head of Investment Stewardship – The Americas da BlackRock. Will Landers, Head of Latin American Fundamental Active Equities, lembrou do pioneirismo da gestora, entre seus pares internacionais, ao ingressar no quadro de associados da Amec e reforçou o compromisso junto aos clientes. “Agora, mais do que nunca, nós, investidores, precisamos estar atentos às nossas responsabilidades fiduciárias. Como um dos maiores participantes do mercado brasileiro de ações, estamos felizes em mostrar nosso compromisso com nossos clientes ao assinar a adesão ao Código”.

Stewardship avança na Índia

Em carta enviada a seus clientes, a IiAS, líder em assessoria de voto (proxy voting) no mercado indiano, chamou a atenção para diversas novidades que a empresa acompanhou nesta temporada de assembleias. Pelas contas da IiAS, os investidores institucionais indianos possuem cerca de 35% das empresas listadas no país e participaram das assembleias das suas empresas investidas com praticamente todo este percentual. Ou seja, na Índia, os investidores institucionais estão votando em praticamente 100% das suas empresas.

Isso se dá por algumas razões importantes. A primeira delas consiste em mudanças nas regras de voto a distância, que permitiram aos investidores assegurar-se que seus votos seriam de fato contados, e de forma eficiente. Em paralelo, estímulos regulatórios a uma melhoria das práticas de stewardship foram dados pela IRDA (regulador de seguros), pelo PFRDA (fundos de pensão) e pela SEBI (Comissão de Valores Mobiliários). Outro fator salientado pela IiAS é o aumento do share dos investidores institucionais no capital das empresas indianas.

Por último, o desenvolvimento de uma rede de provedores de serviços que tem examinado com detalhes as propostas das administrações. A IiAS, por exemplo, examinou propostas de voto para 704 assembleias de companhias abertas naquele país. Muitas empresas tiveram propostas rejeitadas, ou sofreram grande oposição, principalmente no campo da remuneração de executivos.

Clique aqui e saiba mais sobre a IiAS.