Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Petros adere ao Código de Stewardship

Daniel Lima, presidente da Petros, formaliza a adesão da fundação ao Código de Stewardship, ao lado do presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha

A Petros formalizou sua adesão ao Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship. A assinatura foi feita durante o Fórum Amec de Investidores, realizado em São Paulo em 22 de agosto. Na ocasião, Daniel Lima, presidente da Petros, destacou que a adesão reforça o compromisso da entidade com a governança. “A gente quer mais gente fiscalizando o nosso trabalho”, declarou, reconhecendo que a fundação já fez sua autocrítica e vem trabalhando para aperfeiçoar práticas.

A Petros é o segundo maior fundo de pensão da América Latina e o maior multipatrocinado do país em patrimônio administrado, totalizando R$ 81 bilhões sob gestão. Com sua chegada, o Código de Stewardship passa a somar 17 signatários, entre eles outras duas fundações – Funcef e Funcesp também seguem o documento que traz um conjunto de princípios e orientações sobre a melhor forma de cumprir deveres fiduciários.

Stewardship e autorregulação de fundos de pensão foram foco dos debates durante congresso da Abrapp

Mauro Rodrigues da Cunha (à direita) durante o Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado em Florianópolis

A Amec esteve presente no 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, organizado pela Abrapp, que aconteceu em Florianópolis entre os dias 10 e 12 de setembro.

A convite dos organizadores, a Amec participou do debate “Autorregulação em Previdência Complementar – Caminhos, Avanços e Perspectivas”. Na ocasião, Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec, relembrou o apoio dado pela ABRAPP ao Código Amec de Princípios e Direitos dos Investidores Institucionais – Stewardship, além da complementariedade entre o Código e a autorregulação da atividade de investimentos, criada pela Abrapp.

No encerramento dos debates, vários representantes de fundos de pensão quiseram maiores informações sobre o Código.