Notícias de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

Da direita para esquerda: Sandra Guerra (Better Governance), Mauro Cunha (Amec), Hector Lehuedé (OCDE) e Miguel Ferré (GCC), durante a Latin American Roundtable on Corporate Governance, na Argentina

Amec apresenta Código de Stewardship durante evento anual da OCDE

Nos dias 12 e 13 de junho, a Argentina recebeu o evento The 2018 Meeting of the Latin America Corporate Governance Roundtable, realizado anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Amec participou do painel Transparency for institutional investors and proxy advisors: stewardship codes versus regulatory disclosure requirements. O presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, dividiu a mesa com Hector Lehuedé, analista sênior de políticas da OCDE, Miguel Ferré, vice-presidente do Global Corporation Center – uma parceria entre a IE Business School e a EY Foundation, e com Sandra Guerra, sócia da Better Governance.

No painel, Ferré discorreu sobre as novidades regulatórias na Europa, sobretudo diante da implementação da Diretriz Europeia de Direitos dos Acionistas e suas consequências para os gestores de recursos. Um dos principais pontos do novo marco regulatório é a determinação que os estados-membro regulem como os gestores em suas jurisdições irão atender suas obrigações de Stewardship.

Já Lehuedé apresentou minuta de trabalho acadêmico feito em parceria entre o ICSA (Institute of Corporate Secretaries and Administrators) a respeito da evolução do tema de engajamento entre investidores e companhias abertas.

O presidente da Amec apresentou o histórico do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais. O debate seguiu-se nos desafios de sua implementação, e na oportunidade de compartilhar a experiência com outros países do continente, uma vez que o Código Amec é o único marco de Stewardship na América Latina.

Leia mais sobre o evento a seguir, em Últimas notícias.

Efama publica novo código de stewardship

A European Fund and Asset Management Association (Efama) publicou uma nova versão de seu Código de Stewardship, com princípios, monitoramento, voto e engajamento para gestores de recursos. O documento é resultado da revisão do Efama Code of External Governance, alinhado ao Revised Shareholder Rights Directive – publicado em maio de 2017, o documento deve ser adotado pelos estados-membro da União Europeia até junho do ano que vem.

Baseado no pratique ou explique, o novo código destaca como, por meio da administração, os gestores podem incentivar melhores práticas de gestão. O escopo do que é coberto no engajamento com companhias investidas foi atualizado e agora inclui preocupações ambientais e sociais, conformidade, cultura e ética e estrutura de capital.

Confira a íntegra do código aqui.