Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c11.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c13.jpg
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c1.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c5.jpg http://www.amecbrasil.org.br/como-ser-um-associado http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c19.jpg
Agenda
Amec Pede Transparência da Remuneração de Administradores

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais sugeriu a um grupo de empresas que abdiquem do uso da liminar obtida pelo Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros do Rio de Janeiro (IBEF-RJ) para não divulgar a remuneração dos administradores na forma demandada pela Comissão de Valores Mobiliários.

A Amec entende que a transparência nas práticas de remuneração de administradores é uma necessidade para as empresas de capital aberto, preocupadas em bem atender seus acionistas, por dois motivos principais. O primeiro refere-se à oportunidade de retratar como o capital desses acionistas tem sido empregado; o segundo refere-se ao impacto significativo que essa medida traz à estrutura de incentivos, que pode causar ou um aumento ou uma redução nos problemas decorrentes de conflito de agência – confronto de interesse entre acionistas e gestores de uma empresa.

Leia mais

Amec convida BM&F Bovespa, Glass Lewis & Co. e ISS para debater as superpreferenciais

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais, Amec, convidou a BM&F Bovespa, Glass Lewis & Co. e Institutional Shareholder Services a participarem de um debate reflexivo sobre ações superpreferenciais, com a finalidade de reavaliarem suas respectivas posições referentes ao assunto.

Recentemente, a Amec manifestou sua preocupação com a nova estrutura societária, aprovada pela BM&F Bovespa, que inclui a emissão de ações superpreferenciais – ações sem direito a voto, mas com valor econômico desproporcionalmente elevado. Já implementada por duas empresas com registro no Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, Azul e Gol, essa estrutura pode colocar em risco a credibilidade do Novo Mercado, pois fere as boas práticas de governança corporativa.

Leia mais

Agenda

Estão confirmadas as reuniões de junho da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – apenas para associados:

Comissão Técnica – dia 17 de junho na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 23 de junho, por conference call.

Diretoria Executiva – dia 25 de junho, na sede da Amec, em São Paulo.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail rosimeire@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Últimas Notícias
Bob Monks é estrela na Conferência Anual do ICGN

O empresário e ativista Bob Monks fez uma palestra de destaque na Conferência Anual do ICGN, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de junho, em Londres. A Conferência marcou os 20 anos da entidade, que congrega investidores com cerca de USD 24 trilhões sob gestão.

Leia mais

Comitês de auditoria no foco de investidores

O engajamento direto de investidores de longo prazo com o Comitê de Auditoria das empresas investidas pode se revelar como o próximo passo na busca por melhores práticas e resultados. Esta foi a mensagem do primeiro debate da Conferência Anual do ICGN, que aconteceu em Londres, entre os dias 3 e 5 de junho.

Leia mais

Brasil é novamente destaque na evolução do Proxy Access

Uma das discussões internacionais mais importantes hoje em dia é a capacidade dos investidores indicarem candidatos independentes ao conselho de empresas investidas.

No Comitê de Direitos dos Acionistas do ICGN, vários países reportaram evoluções neste quesito. Alguns criticavam iniciativas como o requerimento de um longo período de propriedade das ações para efetuar tais indicações, o que na prática cria classes diferentes de ações.

Leia mais

Diretriz Europeia concentra preocupações

A votação da Diretriz Europeia de Direitos dos Acionistas, prevista para o dia 10 de junho, concentrou a atenção dos participantes na conferência do ICGN. Dentre as muitas propostas discutidas, a questão dos direitos diferenciados de voto - já adotados em países como França e Itália – foi reiteradamente condenada pelos investidores. O ICGN tentou influenciar este debate através da publicação de um documento e através de um discurso da Diretora Executiva Kerri Warring, ressaltando o equivoco da quebra da regra one share one vote como forma de incentivar uma postura de longo prazo dos investidores.

Leia mais

Comentarista do Financial Times questiona papel do acionista

Em discurso na Conferência Anual do ICGN em Londres, o colunista do Financial Times, Martin Wolf, surpreendeu a plateia de investidores institucionais ao sugerir que o modelo de poder corporativo baseado no acionista pode ser incorreto.

Leia mais

CVM anuncia o resultado do 9º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor

Vencedores são reconhecidos por colaborarem com a educação financeira

O Comitê Consultivo de Educação da CVM anuncia os ganhadores do 9º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor. Cada um receberá um certificado e prêmios individuais no valor de R$ 3.500,00.

Leia mais

Rússia aprova proteções ao acionista

O mercado russo acaba de passar por três melhorias no que tange a proteção dos investidores: uma reforma na lei societária, novas regras de listagem na bolsa e um novo Código de Governança Corporativa.

Leia mais

Acionistas franceses se despedem da Lei Florange

Acionistas de principais empresas francesas votaram por isentar-se de provisões de double voting rights e do uso de autorizações de emissão, como medidas de anti-públicas de aquisição, da Lei Florange. A Air France KLM e a Renault são duas exceções notáveis à decisão, cujas propostas para deixarem as provisões de double voting rights foram rejeitadas – um fenômeno que pode ser parcialmente atribuído ao aumento da participação do Estado francês no mercado de ações, quer através de empréstimos de ações ou através de aquisições diretas de ações.

Leia mais

Estudo norte-americano examina o impacto das ações coordenadas por investidores participantes da CCGG

Pesquisadores norte-americanos das universidades de Toronto e Oklahoma publicaram um artigo sobre o impacto das ações coordenadas pelos investidores membros de uma coligação de empresas canadenses.

A pesquisa estuda medidas avançadas de ações coletivas que possam aumentar o poder de investidores institucionais e permitir que eles tenham um papel importante, influenciando decisões de governança de um conjunto amplo de empresas. Craig Doidge, Alexander Dyck, Hamed Mahmudi e Aazam Virani analisam o modelo canadense da Coligação Canadense de Boa Governança, Canadian Coalition for Good Governance (CCGG), em inglês. Coligação que reúne muitos dos maiores proprietários institucionais de ações canadenses em uma única organização.

Leia mais

ABRAPP apoia publicamente o Comitê de Aquisições e Fusões

No último dia 03, a ABRAPP, Associação Representante das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, emitiu uma carta de apoio ao CAF – Comitê de Aquisições e Fusões –, parabenizando a iniciativa da entidade, cuja criação foi inspirada no Takeover Panel inglês. No mês anterior, a Aberdeen Asset Management, maior empresa de gestão de recursos de terceiros do Reino Unido, também publicou uma carta ao CAF, demonstrando seu apoio ao Comitê, e recomendando às empresas brasileiras a adesão ao mesmo.

Leia mais

http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/eventos-de-mercado.png
17º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais

Dias: 14 e 15 de julho de 2015
Local: Fecomercio – Rua Dr. Plinio Barreto, 285, São Paulo, SP
Informações: (11) 3107.5557 - nilsonjunior@abrasca.org.br
Clique aqui e inscreva-se


5ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon

Realização: Ibracon
Data: dias 3 e 4 de agosto
Local: AMCHAM - Câmara Americana de Comércio - Rua da Paz, 1431, Bairro Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
Horário: 07h15 às 18h00
Informações e inscrições: http://www.ibracon.com.br/conferencia

Leia mais

Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015 Fatos Relevantes - Junho de 2015
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.