Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Notícias de Stewardship

Lançamento da Cartilha

A Cartilha de Implementação do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship passará pelo processo de audiência restrita entre os associados à Amec e outros públicos de interesse a partir do dia 12/07 até o dia 11/08.

O lançamento da Cartilha será dia 12 de setembro, em evento específico que ocorrerá em São Paulo. Mais detalhes em breve.

Japão revisa Código de Stewardship

O Japanese Financial Services Agency (JFSA, regulador do mercado financeiro japonês) divulgou em maio a primeira revisão do seu Código de Stewardship, publicado originalmente em 2014. O foco da revisão é incitar mais transparência na questão dos conflitos de interesses entre as atividades de gestão de recursos e outras atividades dos conglomerados que as executam. Especificamente, o código reforça a necessidade de disclosure sobre os votos dados nas assembleias das empresas investidas, incluindo as razões para votos favoráveis ou negativos.

Embora seja voluntário, o código tem um grande impacto no mercado japonês, uma vez que o GPIF - maior fundo de pensão do mundo, com USD 1.3 trilhões em ativos - determina que todos os gestores que contrata devem adotar o código. O fundo tem criticado os gestores passivos que não cumprem suas responsabilidades fiduciárias relativas a voto nas empresas investidas.

Sumi Trust, Dai-ichi Life e o UFJ já se manifestaram no sentido de atender às novas regras nos próximos meses.


Agenda

Estão confirmadas as seguintes reuniões, exclusivas para associados:

Comissão Técnica – dia 19 de julho, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Diretoria Executiva – dia 20 de julho, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 25 de julho, por conference call.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Opinião Amec

Retrocesso nas Estatais

As sociedades de economia mista, cujas origens no século XX remontam às escolhas sociais dos brasileiros à luz de um Estado com grande participação na atividade econômica, são parte integrante e relevante do nosso mercado de capitais. Goste-se ou não, é uma escolha legítima e que deve ser respeitada. Cabe aos gestores públicos e demais partes interessadas encontrarem o modelo que dê eficiência à consecução dos objetivos públicos inseridos nesta escolha.

A sociedade de economia mista atende bem a essa realidade. Oferece-se aos investidores privados a oportunidade de se tornar sócio do Estado em uma atividade lucrativa e que simultaneamente busca atingir interesses públicos previamente definidos em lei. Dessa forma, é possível expandir os investimentos públicos contando também com recursos privados e, ao mesmo tempo, introduzem-se práticas de transparência e de governança que melhoram a eficiência do ente sob o controle estatal.

Na teoria parece funcionar bem.

Leia mais

Últimas Notícias
Amec parabeniza CVM por atuação tempestiva em caso de impedimento de voto

No início do mês, a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – endereçou comunicado no qual enaltece a atuação do regulador, que impediu uma situação de conflito de interesses por parte do acionista controlador. A associação ainda solicitou que a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – mantenha a postura proativa para que possíveis cenários de abusos sejam “abortados” antes de concretizados.

Leia mais

Workshop Temporada de Assembleias 2017 promove oportunidade de aprendizados

Realizado no dia 13 de junho, o evento apresentou as experiências dos participantes do mercado de capitais nacional com a novidade do voto a distância, implementado pela primeira vez nas maiores empresas brasileiras. Os participantes compartilharam suas experiências e sugeriram melhorias ao regulador para os próximos anos.

Leia mais

OCDE e CVM promovem força tarefa sobre Latin American Equity Market Development

De 10 a 11 de outubro a CVM promoverá a mesa redonda de Governança Corporativa da América Latina da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O foco do evento será o desenvolvimento do mercado de equity na América Latina.

A mesa redonda contará com a presença do presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, e será realizado na sede do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


Eventos de Mercado
38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada

Realização: Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Data: de 4 a 6 de outubro

Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP
Clique aqui para informações e inscrições.


4ª Conferência Internacional LATAM ESG 2017 – Integração ESG – Responsabilidades e Oportunidades

Realização: Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, em parceria com o PRI – Principles for Responsible Investment da qual a Apimec é Network Supporter
Data: 24 de outubro de 2017
Local: B3 – Rua XV de Novembro, 275, Centro, 1° andar - São Paulo - SP
Informações: Gabriel – (11) 3104-1491

Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.