Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c11.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c13.jpg
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c1.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c5.jpg http://www.amecbrasil.org.br/como-ser-um-associado http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c19.jpg
Destaque
Deixem o Xerife Trabalhar

Ninguém falou que seria fácil agradar a todos. Recorrentemente criticada por uma atuação supostamente insuficiente em muitos dos problemas de nosso mercado de capitais, a CVM também acaba sendo alvo de críticas pelas razões opostas. Ao tomar decisões corajosas que repelem atos nocivos aos investidores, acaba fustigada por críticas de diversas partes interessadas.

Uma das críticas concentra-se na questão das supostas “inovações”, ou seja, decisões que surpreendem o entendimento dos operadores jurídicos a respeito de algumas questões, ou mesmo que revertem precedentes anteriormente criados pelo próprio regulador.

Leia mais

Agenda

Estão confirmadas as reuniões de janeiro da Associação de Investidores no Mercado de Capitais, apenas para associados:

Grupo de Trabalho do Código de Stewardship – dia 20 de janeiro, na sede da Amec, em São Paulo.
Comissão Técnica – dia 21 de janeiro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.
Foreigners Commission – dia 26 de janeiro, conference call.
Conselho Deliberativo – dia 28 de janeiro, na sede da Amec, em São Paulo.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Últimas Notícias
Após pleito da Amec, CVM cria gerência de enforcement de OPAs

Em novembro de 2015, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) endereçou ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, uma carta que reflete a opinião de seus associados sobre a crescente criatividade das companhias e dos ofertantes em fechamentos de capital, alienações de controle e outras situações que culminam em OPAs. Como resposta, a CVM anunciou ontem, à Agência Estado, a criação de uma gerência para fortalecer o enforcement de ofertas públicas e reduzir as infrações nas operações.

Leia mais

CAF poderia ser consultado no caso de uma fusão entre Cetip e BM&F Bovespa

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – chegou a se manifestar sobre a fusão das companhias, dias antes da recusa da Cetip à oferta da BM&F Bovespa. Em carta endereçada aos presidentes dos conselhos de administração das duas companhias, os associados da Amec sugeriram que a operação fosse submetida ao CAF – Comitê de Aquisições e Fusões.

Leia mais

Segunda Edição do Curso Amec-IBGC é um sucesso

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais e o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa realizaram em novembro a segunda edição do curso de Governança Corporativa para Investidores – e a primeira realizada no Rio de Janeiro. O curso ocorreu no hotel Mercure Botafogo.

Leia mais

Livro discute desafios para o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil

Lançado em dezembro, o livro Desenvolvimento do Mercado de Capitais no Brasil – Temas para Reflexão reflete as discussões realizadas em 2014 e 2015 nas reuniões do Grupo de Mercado de Capitais do NBEE (Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos) da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

Leia mais

Pressão de acionistas leva BR Malls a cancelar reforço da poison pill

A proposta de alteração do estatuto da BR Malls, feita pelo conselho de administração da companhia, foi mal recebida pelos acionistas. Para alguns deles, a proposta seria uma manobra para que a atual administração se perpetue no poder da empresa de shoppings, que não possui controlador definido.

Leia mais

Vice-presidente da Amec contribuiu para debate sobre laudos de avaliação

Em debate promovido pela revista Capital Aberto, no final do ano passado, Guilherme Vicente, vice-presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), alertou para a possibilidade de conflito de interesses na elaboração de laudo de avaliação, que pode resultar em parâmetros que beneficiam o contratante da avaliação.

Leia mais

Artigo
Samarco ré, Petrobras vítima

Por Carlos Henrique Abrão e Érica Gorga

As autoridades brasileiras finalmente resolveram admitir que companhias podem ser responsabilizadas pelos prejuízos causados no descumprimento das obrigações legais. A Advocacia Geral da União ingressou com ação civil pública contra a empresa Samarco e suas controladoras Vale (nacional) e BHP (australiana), visando a indenização de R$ 20 bilhões pelos incalculáveis prejuízos causados pela lama tóxica derramada na bacia do Rio Doce, de gravíssimas consequências para o meio ambiente e as pessoas que sofreram danos materiais, morais e à própria saúde.

Leia mais

http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/eventos-de-mercado.png
Seminário “Governança em estatais”

O objetivo deste evento é debater o conteúdo de governança corporativa do Projeto de Lei de Responsabilidade das Estatais (PLS 555/2015) e apresentar recomendações de melhores práticas para sociedades de economia mista e empresas públicas.

Data: 3 de fevereiro de 2016, quarta-feira
Local: BM&FBOVESPA – Escritório do Rio de Janeiro - Rua do Mercado, 11, loja – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: das 13h30 às 18h
Inscrição: gratuita – vagas limitadas
ESTACIONAMENTO: por conta do participante

Leia mais

Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016 Fatos Relevantes - Janeiro de 2016
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.