Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c11.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c13.jpg
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c1.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c5.jpg http://www.amecbrasil.org.br/como-ser-um-associado http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c19.jpg
Agenda
Recesso de final de ano

A equipe técnica da Amec estará de férias coletivas a partir do dia 22 de dezembro de 2014 até o dia 02 de janeiro de 2015, retornando às atividades normais a partir do dia 05 de janeiro de 2015.

Acesse aqui o calendário anual 2015 de todas as reuniões da Amec.


Últimas Notícias
CVM pune Petros, Previ e Funcef por votação em candidatos a conselheiros em vagas de minoritários da Petrobras. Diretor Financeiro e BNDES celebram Termo de Compromisso

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) concluiu, em 02/12/2014, o julgamento do Processo Administrativo Sancionador CVM nº 11/2012, no qual foram apuradas as responsabilidades de Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF e de Fundação Petrobras de Seguridade Social – PETROS por terem votado nas eleições de candidatos a conselheiros da Petrobras em vagas destinadas a minoritários em assembleias realizadas em 2011 e 2012.

Leia mais

Amec submete sugestões à audiência pública do voto à distância

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM –, por sua Superintendência de Desenvolvimento de Mercado, colocou em Audiência Pública, minuta de instrução propondo alterações nas ICVM n.° 480 e 481 e, basicamente, busca permitir e regulamentar a participação e votação a distância em assembleias gerais, o que será feito mediante a adoção de boletim de voto. O prazo para contribuir com a Audiência Pública da CVM é até o dia 22 de janeiro.

Leia mais

AMEC, BMF BOVESPA, CVM E IBGC representam Brasil na Mesa Redonda de Governança Corporativa da OCDE

Seguindo uma tradição de muitos anos, a Amec marcou presença na Mesa Redonda de Governança Corporativa, organizada pela OCDE, em parceria com IFC e com o Governo da Espanha. O encontro aconteceu em Bogotá, Colômbia, entre os dias 17 e 19 de novembro, sob o patrocínio da BVC – Bolsa de Valores Colombiana. O programa do evento pode ser acessado aqui.

Leia mais

Comitê da Basileia propõe Princípios de Governança Corporativa para Bancos

O Comitê da Basileia divulgou em outubro desse ano uma minuta de revisão dos Princípios de Governança Corporativa para Bancos. O documento pode ser acessado aqui, e está em audiência pública até o dia 9 de janeiro de 2015.

Leia mais

Comissão Técnica da Amec recebe Palestrantes Internacionais

Em sua reunião de Novembro, a Comissão Técnica contou com a participação de dois executivos do IFRS, que proferiram palestra sobre as normas recentes de contabilidade. Fred Nieto e Marina Corsini explicaram alguns dos padrões contábeis emitidos recentemente, tais como o IFRS 9 (Ativos financeiros, Hedge Accounting e impairment), 10,11 e 12 (consolidação, joint ventures, e equivalência patrimonial). Foram discutidos ainda os projetos em andamento, envolvendo leasing, ativos regulatórios, racionalização de notas explicativas, e a revisão do conceptual framework.

Leia mais

Carta de Orientação 02
Informação privilegiada e o conselho de administração

O uso de informação relevante não divulgada ao público (insider trading) na negociação de valores mobiliários é uma das maiores ameaças ao bom funcionamento dos mercados de capitais.

Leia mais

Artigo CAF
Comitê de Aquisições e Fusões - uma resposta aos problemas do mercado de ações

O CAF - Comitê de Aquisições e Fusões foi criado em 2013, em esforço conjunto da BM&FBovespa, ANBIMA, IBGC e AMEC, como nova entidade de autorregulação, destinada a fazer frente a problemas oriundos de OPA’s – Ofertas Públicas de Aquisição de Ações e reorganizações societárias. Sua estrutura teve como modelo o Takeover Panel do Reino Unido, criado em 1968, também no âmbito da autorregulação, mas que devido à credibilidade conquistada foi incorporado à legislação, passando a ser etapa obrigatória em todos os casos de ofertas públicas ou reorganizações societárias. Recentemente, a Comunidade Europeia recomendou que todos os países da área criassem organismos desse tipo.

Leia mais

http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/eventos-de-mercado.png
Governança em destaque no 23° Congresso da Apimec

O 23º Congresso da Apimec foi realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2014, no Centro de Eventos Plaza São Rafael.

O tema central que norteou a programação dos painéis do Congresso da Apimec foi “Desafios para o Brasil recuperar a atratividade e crescer com Sustentabilidade” e o objetivo foi discutir novos caminhos que o país precisa tomar, após a realização das eleições.


Leia mais

Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014 Fatos Relevantes - Dezembro de 2014
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.