Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Notícias de Stewardship

Lançamento da Cartilha

A Cartilha de Implementação do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship será lançada no dia 12 de setembro, às 13h30, no auditório da B3, na Praça Antônio Prado, 48, 3º andar, no centro de São Paulo. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Clique aqui e inscreva-se.

Agenda do evento:

13:30 às 14:00 - Credenciamento

14:00 às 14:15 - Abertura - O que é stewardship na prática
Mauro Rodrigues da Cunha, Amec

14:15 às 15:35 - Como iniciar o Trabalho de stewardship
Isabella Saboya, IBGC
Jaime Gornsztejn, Hermes
Rochelle Giugni, Hermes

15:35 às 16:15 - A Cartilha de Implementação do Código Amec
Mauro Rodrigues da Cunha, Amec

16:15 às 16:45 - Coffee Break

16:45 às 17:45 - Mesa Redonda de Investidores Institucionais
Moderadora: Yuki Yokoi,Capital Aberto

Debatedores:
Andréa Marinho, Petros
Antonio Augusto de Miranda e Souza, FUNCEF
Eliane Lustosa, BNDES
Jaime Gornsztejn, Hermes
Jorge Simino, Funcesp

17:45 às 18:30 - Encerramento - Próximos passos e a visão do regulador
Bruno Gomes, CVM, Superintendência de Relações com Investidores Institucionais – SIN
Mauro Rodrigues da Cunha, Amec

Austrália lança código de Stewardship para gestores

O Financial Services Council (FSC), entidade que reúne gestores e fundos de pensão australianos, lançou em julho seu Internal Governance and Asset Stewardship Standard – que será mandatório para todos os gestores afiliados ao conselho. A decisão acrescenta a Austrália à crescente lista de países que possuem Códigos de Stewardship. É o 19º país a adotar o padrão.

Sally Loane, presidente do FSC, disse: "A Austrália era até agora a única dentre as maiores economias do mundo, e a única dentre as signatárias do Asia Region Funds Passport sem um Código de Stewardship. Por esta razão, estamos particularmente orgulhosos e animados com o lançamento do nosso documento”.

 


Agenda

Estão confirmadas as seguintes reuniões, exclusivas para associados:

Comissão Técnica – dia 20 de setembro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Diretoria Executiva – dia 28 de setembro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 27 de setembro, por conference call.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Últimas Notícias
Amec e IBGC lançam nova turma do curso Governança para Investidores

Estão abertas as inscrições para o curso Governança Corporativa para Investidores, que será realizado de 16 a 20 de outubro, na parte da tarde, na sede do IBGC – Av. das Nações Unidas, 12.551, 21º andar – São Paulo – SP. O curso foi preparado em parceria pela Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – e pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - e traz na abordagem prática um aspecto fundamental para maximizar a adequação do conteúdo ao público alvo.

As boas práticas de governança corporativa não se encerram dentro dos muros da empresa. Os proprietários possuem papel fundamental na estrutura de freios e contrapesos que torna os processos de governança eficazes.

Leia mais

Amec sugere adesão voluntária aos itens que não entraram na reforma do Novo Mercado

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – endereçou carta personalizada ao Conselho de Administração de cada companhia que votou favoravelmente tanto na proposta principal de reforma do Novo Mercado, quanto nas propostas suplementares. A associação sugeriu que as companhias passem a adotar as práticas que não foram aprovadas pelo quórum necessário.

Leia mais

Amec participa de debate no Senado Federal sobre Medida Provisória que aumenta multas da CVM

O presidente executivo da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, participou da Audiência Pública da Medida Provisória 784/17, que aumenta significativamente as multas máximas da CVM – Comissão de Valores Mobiliários – e do Banco Central, cria a figura da leniência administrativa e o Fundo de Desenvolvimento do Mercado de Capitais e Inclusão Financeira.

Leia mais

Maioria na CVM reconhece impedimento de voto de acionista controlador no caso EMAE e Sabesp

A maioria dos diretores da CVM que participaram da reunião de 14 de julho reconheceu o impedimento de voto do Estado de São Paulo em deliberação assemblear da companhia EMAE sobre proposta de acordo com a Sabesp, confirmando posicionamento de sua área técnica. O presidente da autarquia, Leonardo Pereira, e o diretor Pablo Renteria confirmaram o entendimento, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vistas do diretor Henrique Machado.

Leia mais

Proposta do BNDES para assembleia da JBS inaugura plataforma de divulgação Assembleias, da Amec

A plataforma Assembleias tem por objetivo tornar o site da Associação de Investidores no Mercado de Capitais – www.amecbrasil.org.br – um repositório de iniciativas de investidores com relação às companhias investidas. A primeira publicação disponível na plataforma é a divulgação da intenção de voto do BNDES – BNDESPAR acerca das matérias constantes da ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária da JBS, que será realizada no dia 1º de setembro de 2017.

Leia mais

Colegiado da CVM é recomposto

Nas últimas semanas, o Colegiado da CVM – Comissão de Valores Mobiliários – aproximou-se de sua recomposição, desfalcado há vários meses por conta do fim do mandato de alguns diretores.

No dia 9 de agosto, tomou posse o diretor Gustavo Gonzalez. O novo diretor é Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), pós-graduado (MBA) em finanças pelo IBMEC-RJ e mestre em direito (LL.M.) pela Columbia Law School, em Nova Iorque (Harlan Fiske Stone Scholar). Também é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do New York Bar Association. Em seu discurso, o diretor ressaltou a importância da atenção do órgão às práticas e publicidade da remuneração dos administradores das companhias abertas – um assunto muito presente na agenda da Amec.

No dia 15, o novo presidente da autarquia, Marcelo Barbosa, foi sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, tendo sido aprovado por unanimidade – fato que aconteceu pela última vez há quase 10 anos. No dia 15 de agosto, seu nome foi aprovado pelo plenário do Senado e no dia 25 foi publicado o decreto com sua nomeação.

Leia mais

Joule é a nova associada da Amec

A Joule Asset Management acaba de integrar o quadro de associados da Amec. A empresa de gestão de recursos foi fundada em 2016, em São Paulo. Os sócios fundadores são Roberto Pinter Le e José Luiz de Almeida Nogueira Junqueira, que são os principais responsáveis pela gestora até hoje. Ambos têm mais de 15 anos de experiência no mercado, tendo trabalhado em diversas instituições financeiras (bancos, assets e corretoras). Atualmente, o patrimônio sob gestão é de cerca de R$ 80 milhões, divididos em fundos de investimento, clubes e carteiras administradas.

Clique aqui para mais informações sobre a Joule Asset Management.


Pronunciamento do CODIM aborda o novo relatório do auditor independente

O CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – realizou divulgação pública do Pronunciamento de Orientação CODIM Nº 23, em 18 de julho, no auditório da FIPECAFI, em São Paulo - SP. O Pronunciamento Nº 23 tem o propósito de orientar a companhia sobre o desenvolvimento dos trabalhos com o auditor independente, a administração e os responsáveis pela governança a cumprirem parte de suas responsabilidades de supervisão geral do processo de relatórios financeiros.

Leia mais

Acadêmicos lançam primeiro artigo sobre o Índice de Assimetria de Informações

Os professores Heitor Almeida, da Universidade de Illinois de Urbana – Champaign; Philippe Protin, da Universidade Grenoble Alpes e Roberto Frota Decourt, da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos publicaram, em julho último, o primeiro artigo sobre o Índice de Assimetria de Informações. O objetivo do trabalho é propor um índice de assimetria de informações e criar um ranking de companhias de capital aberto como parte de uma análise de mercado que possa ser utilizada em vários estudos na área de finanças corporativas.

Leia mais

Eventos de Mercado
38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada

Realização: Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Data: de 4 a 6 de outubro de 2017

Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP
Clique aqui para informações e inscrições.


Meeting of the Roundtable Task Force on Latin American Equity Market Development

Realização: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Data: 10 e 11 de outubro de 2017

Local: Hotel Meliá Jardim Europa - Rua João Cachoeira, 107 - Itaim Bibi, São Paulo
Clique aqui para informações e inscrições.


Effective Board Leadership Workshop

Realização: IFC International Finance Corporation
Data: de 17 a 19 de outubro de 2017

Local: IFC Headquarters 2121 Pennsylvania Ave. NW, Washington DC, USA
Clique aqui para informações e inscrições.


4ª Conferência Internacional LATAM ESG 2017 – Integração ESG – Responsabilidades e Oportunidades

Realização: Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, em parceria com o PRI – Principles for Responsible Investment da qual a Apimec é Network Supporter
Data: 24 de outubro de 2017

Local: B3 – Rua XV de Novembro, 275, Centro, 1° andar – São Paulo – SP
Informações: Gabriel – (11) 3104–1491


XIV Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

Realização: CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis e FACPC – Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - Vila Clementino, São Paulo - SP, Brasil
Clique aqui para informações e inscrições.

Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.