Líderes do G20 apresentam os Princípios de Governança Corporativa G20/OCDE

Print Friendly, PDF & Email

Os líderes do G20 formularam um novo padrão global de governança corporativa que auxiliará os formuladores de políticas públicas a avaliar e melhorar suas estruturas nacionais de governança corporativa com objetivo de promover o financiamento pelo mercado e aumentar os investimentos de longo prazo.

Os Princípios G20/OCDE de Governança Corporativa representam um entendimento comum sobre padrões e práticas de governança corporativa em áreas como transparência, divulgação de informações, accountability, fiscalização por parte do conselho de administração, direitos dos acionistas e sobre o papel dos principais públicos de interesse.  O documento registra, ainda, recomendações para os formuladores por políticas públicas sobre remunerações de administradores, comportamento dos investidores institucionais e como o mercado de capitais deve funcionar.

“Os Princípios identificam claramente os pilares de com deve ser a estrutura de governança corporativa e oferecem orientações práticas de implementação em nível nacional”, explica a secretária geral da OCDE, Angel Gurría, no G20 Leaders Summit, em Antália, na Turquia.  “É importante ressaltar que a aplicação desses princípios vai nos ajudar a construir um ambiente de confiança, transparência e accountability para que o setor financeiro possa atender as necessidades da economia real em termos de acesso ao capital de longo prazo e de investimentos.”

Desenvolvido pela OCDE em 1999, Os Princípios G20/OCDE de Governança Corporativa são referência internacional de governança corporativa para os decisores de políticas públicas, investidores, companhias e demais partes interessadas. Esses princípios também têm sido adotados como parte das normas fundamentais do Financial Stability Board’s (FSB) para sistemas financeiros sólidos.

Em 2013, a OCDE lançou uma revisão ambiciosa e inclusiva dos princípios, quando todos os países do G20 foram convidados a participar de forma equânime.  A revisão contou com consultas públicas e com a participação de instituições internacionais – notadamente o Comitê da Basileia, o FSB e o Banco Mundial, levando ao acordo final do G20 em Antália, na Turquia.

Para mais informações sobre o trabalho da OCDE em governança corporativa, acesse: http://www.oecd.org/daf/ca