Jorge Simino é o novo representante da Amec no Conselho de Supervisão da Apimec

Print Friendly, PDF & Email

Jorge Simino, diretor de investimentos da Funcesp e vice-presidente da AMEC, representará a associação no Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários, da Apimec. O conselho é composto por nove membros e tem entre suas competências julgar, em segunda instância, processos administrativos que envolvam analistas de investimentos. Entre os desafios de Simino no cargo está a tarefa de incorporar questões ambientais, sociais e de governança (ASG) no trabalho de análise de investimentos.

“A sociedade evoluiu e sabemos que esses itens têm efeito positivo e negativo sobre o preço das ações”, disse Simino. “Os analistas precisam incluir tais questões nos seus exercícios de avaliação das companhias. Contudo, analisar esses fatores e traduzi-los em números ainda é uma tarefa difícil”, explicou o vice-presidente da Amec.

Há 38 anos atuando no mercado, Simino começou a trabalhar quando a maioria das companhias listadas tinham apenas ações preferenciais, sem direito a voto. Viu o cenário mudar depois dos anos 2000, com o lançamento do Novo Mercado e a adesão cada vez maior de empresas ao segmento. Ele acredita que o mesmo deve acontecer com a presença de fatores ASG na análise, que em breve deve se tornar regra e não exceção.