Fórum apresenta importância da pluralidade de talentos nos conselhos das empresas

Print Friendly, PDF & Email

Em sua segunda edição, o Fórum Diversidade no Conselho reúne executivos de grandes empresas como B3, TOTVS, IBGC, Raia Drogasil e Grupo Sabin, que expõem suas experiências e debatem sobre pesquisas e cases sobre o tema

No Brasil os conselhos são formados majoritariamente por homens brancos com mais de 50 anos. Porém, empresas inteligentes sabem que a diversidade de pensamentos e experiências traz melhores resultados para as corporações. O último relatório da ONG americana Catalyst aponta que empresas listadas no Fortune 500 com a maior representação de mulheres no conselho obtiveram maior performance financeira do que aquelas com menor representação feminina. Além disso, o relatório afirma que empresas que possuem três ou mais mulheres no conselho conquistam performance notavelmente superior.

Com o propósito de debater o tema e transformar a realidade nas empresas brasileiras, a CKZ Diversidade, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, promove a 2ª edição do Fórum Diversidade no Conselho. O evento acontece no dia 30 de outubro, das 9h às 17h30, na Saint Paul Escola de Negócios em São Paulo (SP). “A multiplicidade de talentos e de ideias nos conselhos é fundamental para um processo decisório mais assertivo, uma vez que diferentes experiências contribuem para uma análise mais abrangente e, como consequência, as experiências aumentam o desempenho do negócio”, diz Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade e idealizadora do evento.

Nesta edição, o Fórum apresenta pesquisas e cases que comprovam que a multiplicidade de talentos e de ideias nos conselhos é fundamental para um processo mais assertivo, pois diferentes experiências contribuem para uma análise mais abrangente. Além de mostrar que um ambiente inclusivo, onde há espaço para uma conversa saudável com opiniões divergentes, traz ideias inovadoras.

Confira a programação completa:

O Fórum inicia com a apresentação de Olivia Ferreira, CEO da Enlight-Empowering People, Driving Change, com o estudo ‘Panorama da Diversidade nos Conselhos, como estamos no Brasil?’. A ideia é falar sobre como este cenário vem mudando e como outros países estão acelerando este processo.

Em seguida, Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, aborda o tema ‘Como o viés inconsciente impacta na diversidade nos conselhos?’, que trata sobre como o nosso cérebro vai categorizando e criando nossas preferências por grupos, com experiências que ficam escondidas no nosso inconsciente e, sem que a gente perceba, influencia em nossas ações e faz com que a gente dê vantagens ou desvantagens para determinados perfis.

Logo após a palestra da especialista em diversidade acontece o painel ‘ESG (Enviroment Social Governance) – Como os conselhos lidam com a questão da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa efetiva’, um debate sobre o porquê os acionistas e investidores precisam incluir este tema na agenda estratégica. A conversa terá como moderadora Christiane Aché, program director da Saint Paul Escola de Negócios; e como palestrantes a professora Dra. Angela Donaggio, da FGV e IBGC; Carlos Eduardo Lessa Brandão, business consultant and independent board member do IBGC; Carlos Takahashi, da BlackRock (a confirmar) e Sonia Favaretto, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Investimentos Sociais da B3.

O Fórum continua com o painel ‘Como estas empresas aumentaram a diversidade em seus conselhos’, com a mediadora Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, e os palestrantes Adriana Castro, CEO da Ben&Jerry’s no Brasil; Antonio Carlos Quintella, presidente do conselho da B3 (a confirmar), Deborah Wright, conselheira do Santander (a confirmar) e Pedro Luiz Barreiros Passos, co-presidente do conselho da Natura (a confirmar).

Na sequência, Maria Fernanda Teixeira, CEO da Intergrow Beyond Numbers, assume como moderadora o painel ‘Precisamos engajar os homens nesta conversa’. Os palestrantes serão Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho da RD Raia Drogasil; Janete Vaz, vice-presidente do conselho do Grupo Sabine; e Laércio José da Lucena Consentino, presidente do conselho da TOTVS (a confirmar).

O Fórum Diversidade no Conselho fecha a programação com a apresentação ‘Qual o caminho trilhado por estas mulheres para alcançarem um assento no conselho?’, com o relato de mulheres que desenvolveram as suas competências e networking para conquistar uma posição no conselho de administração. Com as palestrantes: Ivanyra Correia, conselheira da AES e SERPRO; Rosana Passos de Pádua, conselheira da CSN; Sylvia Leão, conselheira da TOTVS; e Magali Leite, CFO e conselheira da Beneficiência Portuguesa, Furnas e IBEF.

Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição no portal: http://ckzdiversidade.com.br/foruns/forum-diversidade-no-conselho/

O investimento inclui a participação no evento, coffee breaks e acesso as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes.

Serviço:

2ª edição do Fórum Diversidade no Conselho

Data:  30 de outubro de 2018

Horário: Das 9h às 17h30

Local: Saint Paul Escola de Negócios – Rua Pamplona, 1616 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)

Inscrições: (11) 2387-0111 | diversidade@ckzdiversidade.com.br

Mais informações:

http://ckzdiversidade.com.br/foruns/forum-diversidade-no-conselho/

 

Sobre Cris Kerr

 Especialista no tema diversidade, inclusão e equidade de gênero com mais de 12 anos de experiência, Cris Kerr tem duas grandes paixões: transformar e fazer a diferença no mundo. É formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, Pós-MBA em Formação de Conselheiras pela Saint Paul Escola de Negócios, e está cursando Mestrado em Sustentabilidade na FGV. Também é professora da Fundação Dom Cabral – FDC e líder do Grupo Mulheres do Brasil, e tem formação em mentoria, coaching, programação neurolinguística e neurociências aplicada para negócios.

 

Sobre a CKZ Diversidade

 A CKZ Diversidade promove fóruns próprios e treinamentos in company e abertos para transformar conteúdo de alta qualidade em interatividade e troca de experiências. Sua Plataforma de Diversidade conta com o 9º Fórum Mulheres em Destaque, 6º Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão, e 2º Fórum Diversidade no Conselho. A CKZ Consultoria em Diversidade tem como propósito apoiar as corporações com treinamentos de viés inconsciente, inteligência de gênero e programas de diversidade para torná-las mais sustentáveis e responsáveis.