Fórum Amec de Investidores – Última chamada

Print Friendly, PDF & Email

Cerca de seis semanas separam o Fórum Amec de Investidores, na próxima quarta-feira (22 de agosto), daquelas que prometem ser as eleições presidenciais mais disputadas dos últimos anos – o primeiro turno será em 7 de outubro. Por isso, a edição 2018 do evento tem como tema “Propostas para o avanço do mercado de capitais” e um dos destaques da programação é o painel dedicado às propostas dos candidatos ao Planalto para o desenvolvimento do mercado de capitais no longo prazo. Estão confirmadas a presença de Gustavo Franco, coordenador do programa econômico do Partido Novo; José Marcio Camargo, do MDB e Marcio Pochmann, um dos coordenadores da campanha do PT.

“O mercado de capitais é sempre renegado [nas discussões políticas] e queremos trazê-lo para o primeiro plano”, explica Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec. O objetivo é ouvir as propostas dos especialistas econômicos, mas também lhes dar a oportunidade de entender o que é importante para o desenvolvimento do mercado a partir de seus próprios participantes. “A Amec e entidades parceiras trarão suas visões sobre pontos que tocam o mercado de capitais e podem ser acolhidas por todas as vertentes partidárias”, conta Cunha.

A agenda de discussões não promete conforto. Hélio Zylberstajn, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (Fipe), está incumbido de levantar os pontos relacionados à reforma da previdência. A visão dos stakeholders ficará sob os cuidados da economista Amarilis Sardenberg. A própria Amec capitaneará a agenda relacionada às questões societárias, enquanto o advogado João Laudo de Camargo, coordenador do IBGC no Rio de Janeiro, abordará as polêmicas em torno das agências reguladoras (leia mais sobre assunto ao longo da newsletter). “Não há uma bala de prata que resolva todos os problemas. São vários assuntos, correlacionados, que impactam a nossa capacidade de construir um mercado saudável”, assinala Cunha.

Símbolo máximo da união entre administração pública e mercado de capitais, as sociedades de economia mista também terão um painel exclusivo. O debate será conduzido por Fernando Soares, responsável pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Fazenda; Hans Christiensen, economista sênior da OCDE e José Guimarães Monforte, presidente do conselho de administração da Eletrobras. Não por acaso, o painel será sucedido pelas apresentações de Daniela da Costa, portfolio manager da Robeco, que falará sobre stewardship e o papel dos investidores na construção de um mercado saudável; e por Eliane Lustosa, diretora de investimentos do BNDES.

Marcelo Barbosa, presidente da CVM, será o primeiro palestrante do dia. O encerramento da programação ficará sob os cuidados de João Manoel Pinho de Mello, secretário de promoção da produtividade do Ministério da Fazenda. Sua missão é apresentar o legado que a pasta deixará para o próximo governo no quesito mercado de capitais.

Clique aqui e inscreva-se no Fórum Amec de Investidores 2018 – “Propostas para o avanço do mercado de capitais”