Fórum aborda importância da diversidade em postos C-Level e em conselhos de administração

Print Friendly, PDF & Email

Vice-presidente da Amec, Regis Abreu, modera um dos debates do Fórum Diversidade no Conselho

A diversidade, em especial a de gênero, foi tema do Fórum Diversidade no Conselho, promovido pela CKZ Diversidade, em São Paulo. A Amec participou do painel “O papel dos investidores para a diversidade acontecer”. “O Código de Stewardship aborda as questões de voto sob a ótica patrimonial. A partir daí, cada investidor deve elencar suas prioridades. A diversidade pode ser uma delas”, observa Régis Abreu, vice-presidente da Amec. “Diversidade é bom e não estamos falando apenas da questão de gênero”, completa.

O tema ganhou força após grandes gestoras internacionais, como BlackRock, Vanguard e State Street, pedirem explicações às empresas com poucas ou nenhuma diversidade em seus conselhos. Recentemente, a britânica Hermes anunciou que será contrária às chapas compostas exclusivamente por homens que venham a ser propostas pelas investidas brasileiras.

Durante sua participação, Abreu fez também uma provocação. Segundo ele, a B3 poderia incluir dados sobre diversidade entre as informações continuamente reportadas ao mercado – a presença de mulheres em conselhos ou como CEOs são exemplos. “Com transparência, o investidor que demanda este tipo de informação teria como fazer um acompanhamento histórico”, avalia.

Ao lado da Amec estiveram Diego Barreto, CFO do Ingresso Rápido e membro de conselhos; Eliane Lustosa, diretora do BNDES (por vídeo); Frederico Benite, gerente de negócios do IFC e Ana Paula Pessoa, sócia e presidente do conselho da Kunumi Inteligência Artificial.