Fábio Coelho assume a presidência da Amec

Print Friendly, PDF & Email

A escolha do novo presidente foi iniciada em 2018 e contou com o suporte da empresa especializada Russell Reynolds Associates

No dia primeiro de setembro, Fábio Henrique de Sousa Coelho assumiu a presidência da Amec– Associação de Investidores no Mercado de Capitais em sucessão a Mauro Rodrigues da Cunha, que esteve à frente da entidade por mais de sete anos. Coelho dedicou os últimos seis anos à Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, sendo que desde março de 2017 ele atuava como diretor-superintendente interino.

 

Como presidente da Amec, Coelho terá o desafio de sensibilizar reguladores e investidores institucionais sobre as mudanças necessárias para estimular o mercado de capitais e implementar melhores práticas de governança corporativa nas empresas brasileiras de capital aberto. Para isso, Fábio contará com a representatividade dos 62 associados da Amec.

O processo de seleção do novo presidente foi iniciado pelo Conselho Deliberativo no final de 2018. O processo contou com o suporte da empresa especializada Russell Reynolds Associates, que avaliou mais de 30 indicações de candidatos. Ao final da seleção, o Conselho Deliberativo da Amec elegeu Fábio Coelho, que possui carreira no setor público. Já atuou na Caixa Econômica, no Banco Central e nos últimos anos trabalhou como o principal regulador dos Fundos de Pensão.

Os órgãos de governança da Amec (Conselho Consultivo, Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva) discutiram, nos últimos dois anos, a conveniência de se implementar uma política de sucessão para a liderança da associação, no espírito das melhores práticas que integram os valores da associação.

O atual presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, esteve à frente da entidade por mais de sete anos e apoiou o processo de sucessão, tendo contribuído de forma dedicada e construtiva para a escolha de seu sucessor. “A renovação da liderança é fundamental para uma entidade como a Amec, e estamos muito felizes de contar com a competência, seriedade e credibilidade do Fábio para continuar o trabalho desenvolvido desde a nossa fundação”, afirma Cunha. Ainda segundo Cunha, Fábio Coelho possui valores alinhados aos da associação, entende a importância da agenda de Stewardship e traz uma grande capacidade de influenciar diversos atores que podem impactar positivamente a Agenda Amec.