Entidade conquista três novos associados

Print Friendly, PDF & Email

Em setembro a 3G Radar, a GrandPrix e a Kondor Invest passaram a integrar o quadro de associados da Amec, que atingiu seu maior número de membros com 61 investidores institucionais, locais e estrangeiros, que possuem mandatos de investimento no mercado brasileiro de ações de aproximadamente R$ 500 bilhões.

Ao mesmo tempo, a Investidor Profissional, que havia se associado em 2012, solicitou seu desligamento da Amec por questões de “foco e prioridade”. Mas, a empresa continuará próxima da associação. Segundo o sócio Rodolfo Marinho, “manteremos as ações da AMEC no radar e conforme houver um maior alinhamento dos interesses voltamos a nos aproximar”.

A Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) foi criada em 26 de outubro de 2006, numa iniciativa de investidores institucionais financeiros e independentes, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações.

Para atingir esses objetivos, a Amec promove debates e discussões entre seus associados, obedecendo a estritas normas de governança interna, incluindo controle de conflitos de interesse. Os temas são discutidos pela Comissão Técnica e, posteriormente, submetidos a decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.

Ao longo dos seus seis anos de atuação, a entidade converteu-se no principal fórum de discussões entre investidores institucionais a respeito de práticas de governança corporativa e direitos dos investidores em empresas brasileiras, na linha das mais recentes recomendações ao redor do mundo. Em paralelo, os posicionamentos da Amec têm adquirido cada vez mais o reconhecimento de investidores, empresas e reguladores, pela relevância e independência com que atua.