Encontro Previ de Governança discute o papel do investidor

Print Friendly, PDF & Email

Pedro Rudge, conselheiro da Amec (ao centro), participou de debate ao lado de Eduardo Figueiredo, gestor de investimentos da Aberdeen, e Gilmar Wanderley, gerente do núcleo de participações mobiliárias da Previ  

No último dia 22, a Previ, maior fundo de pensão brasileiro, organizou seu evento anual de governança. Sob o tema “Só a mudança é permanente”, uma das principais discussões do encontro abordou o papel do investidor na governança e nas práticas de sustentabilidade das empresas.

Pedro Rudge, conselheiro da Amec e sócio da Leblon Equities, ressaltou a importância do diálogo entre empresas e investidores, no nível do conselho de administração. “Cada vez mais vamos ver, se olharmos o que acontece nos EUA e na Europa, conselhos interagindo com os investidores. Isso ainda acontece pouco por aqui, mas o mercado é um termômetro importante para os conselhos. É importante diminuir essa distância”, disse. Neste contexto, destacou a decisão da Leblon Equities de aderir ao Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais. Trata-se de uma forma de organizar o engajamento, monitoramento e o voto nas empresas investidas.

Já Eduardo Figueiredo, gestor da Aberdeen, provocou a plateia com seus questionamentos. “Pergunto: quando foi a última vez que vocês, conselheiros, foram a uma assembleia de acionistas? Quantas assembleias contaram com a presença do presidente do conselho, quantas contaram com a participação de um ou mais investidores institucionais? Se refletirmos sobre as respostas, talvez seja possível dar um passo adiante e avançar no diálogo com os investidores e na melhora do engajamento deles em relação à vida das empresas”. O gestor mencionou, ainda, que a abordagem da instituição que representa parte da integração entre a equipe de investimentos e o acompanhamento da governança.

Eliane Lustosa, diretora de mercado de capitais do BNDES, também citou as práticas de stewardship da instituição – a BNDESPAR também é signatária do Código Amec. Além disso, destacou a importância de uma preocupação focada na essência da transparência, inclusive com relação a práticas de sustentabilidade e de remuneração de executivos.

O evento contou ainda com representantes da Ambev, Votorantim, Spencer Stuart, ICTS, dentre outros.