Encontro com fundos de pensão evidencia importância da articulação conjunta entre investidores profissionais

Print Friendly, PDF & Email

No dia 19 de abril, a Fundação Petros abrigou o encontro promovido pela Amec com profissionais de fundos de pensão do Rio de Janeiro. Além da Petros, participaram representantes das maiores entidades previdenciárias do País, como Previ, Valia e Fundação Atlântico.

“Precisamos trabalhar juntos em prol de um sistema de governança. No final das contas, nós, gestores independentes, bancários e previdenciários, somos todos investidores institucionais e podemos canalizar esforços para uma articulação única”, avalia Régis Abreu, vice-presidente da Amec e sócio da Tagus.

Abreu classifica a aproximação da Amec com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e seus associados como “importante e oportuna” porque problemas reais de falhas na governança de companhias evidenciam a necessidade de articulação conjunta. “O fundo de pensão é um carregador relevante de posições de longo prazo. Representa participantes que não têm a mobilidade oferecida por um fundo de investimento”, explica.

No início de abril, encontro semelhante foi promovido em Santa Catarina. Atualmente, Petros  e Mercaprev (fundo multipatrocinado por entidades dos mercados financeiro e de capitais) integram o quadro de associados da Amec. Funcef e Fundação Cesp são os fundos previdenciários signatários do Código de Stewardship.