Em fase de implantação do Código de stewardship, Funcef aprimora governança

Print Friendly, PDF & Email

No dia 30 de maio, a Amec esteve na sede da Funcef, em Brasília, para falar sobre o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship. A Funcef foi o primeiro fundo de pensão a aderir ao código, em março do ano passado, e atualmente está na fase de implantação dos aprimoramentos de governança recomendados pelo documento.

“A adesão ao código AMEC mostra os aprimoramentos de governança que a Fundação está buscando como um todo e em especial no caso dos investimentos”, disse Carlos Vieira, presidente da Funcef. Fabio Coelho, diretor superintendente substituto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que também participou do evento, reforçou o apoio da autarquia ao Código de stewardship. “O processo de gestão dos fundos de pensão deve ser sempre melhorado com estas camadas de segurança”, afirmou.

Em sua apresentação, Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec, enfatizou que a intenção do código é melhorar a cultura de investimento, sem criar novas obrigações, uma vez que as fundações já estão sujeitas a bastante regulamentação. “O stewardship é uma bússola, não uma prescrição. Essa cultura só vai se desenvolver no país quando os fundos de pensão se envolverem e a promoverem”, disse Cunha, que aproveitou a oportunidade para se reunir com o Grupo de Trabalho Amec, responsável pela implantação do código na Funcef.

Mauro Rodrigues da Cunha ao lado de Fabio Coelho, diretor superintendente substituto da Previc

 

Mauro Rodrigues da Cunha e Carlos Vieira, presidente da Funcef