Debates do seminário 2013 da Amec estão disponíveis no YouTube

Print Friendly, PDF & Email

Todos os debates do 6º Seminário Amec, Democracia Corporativa: direitos e deveres de acionistas e empresas, já estão disponíveis no canal da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – no YouTube: http://www.youtube.com/amecbrasil

Os vídeos retratam conteúdos debatidos no evento, tais como, os impactos da adoção do IFRS (International Financial Reporting Standards) no país, e seus reflexos, tanto positivos quanto negativos. Foi abordada, ainda, a evolução regulatória sobre o disclosure, incluindo as iniciativas recentes sobre transações com partes relacionadas e as dificuldades de acesso a informações societárias, como atas e decisões nas assembleias. Assista no debate 1 – O Estado da Transparência.

No debate 2 – Melhores Práticas para Investidores Institucionais – foi tratada a questão de como mitigar o absenteísmo nas assembleias nacionais, por meio dos aspectos regulatórios acerca do voto à distância. Regulamentado em 2010, o assunto foi alvo de debates na Amec, que, em 2013, encaminhou à autarquia uma série de sugestões para o aprimoramento das assembleias no país, incluindo sua adequação às práticas internacionais. No evento, foi discutido como o órgão regulador está avançando nesse tema e quais serão as mudanças que isso trará às assembleias futuramente. Também foi apresentado o estudo da Amec sobre o absenteísmo nas assembleias brasileiras e quais fatores impedem a solução desse problema.

No debate 3 – Ativismo Hoje, no Mundo e no Brasil, o palestrante Philip Geoffrey Green, Sócio do The Children’s Investment Fund Management (UK) LLP apresentou suas impressões sobre o mercado de capitais nacional e trouxe exemplos internacionais. O debate seguiu com abordagens sobre os efeitos de longo prazo do ativismo e como o Brasil pode evoluir nesse sentido, na medida em que aumenta o número de empresas sem controle definido.

As dificuldades vividas pelos acionistas estrangeiros de companhias brasileiras no exercício de seus direitos foram destacadas por investidores estrangeiros e agentes depositários de ADRs no debate 4 – O Voto dos Estrangeiros. O painel abordou os aspectos regulatórios e a autorregulação dos fundos de pensão e de investimentos, seus resultados e o que é possível avançar nesse sentido.

Como Aprimorar nossas Assembleias? Essa foi a polêmica do debate 5. Moacir Salzstein, Diretor de Governança Corporativa da Natura, apresentou vídeos das assembleias da companhia, que são consideradas cases de sucesso no tratamento com seus acionistas, tanto institucionais quanto pessoa física. O público presente pode compartilhar a visão de que uma boa assembleia, cujas decisões são informadas e que são representativas, é um caminho para uma companhia de alto desempenho.

O 6º painel – Insider Trading, o Imperador de todos os Males? – foi um rico debate sobre insider trading e seus prejuízos ao mercado. Crime no país desde 2001, essa prática é vista pelo mercado como um problema ainda presente. Investidores tem crescentemente demonstrado preocupação com o problema de insider trading no Brasil. Completados 12 anos da lei que tipificou o crime de insider, qual a verdadeira situação atual? Os debatedores do painel apresentaram casos de condenação e de investigação.

A palestra de encerramento O debate mundial sobre as responsabilidades dos acionistas, foi ministrada por Kerrie Waring, presidente interina da Rede Internacional de Governança Corporativa (ICGN, na sigla em inglês). Kerrie é responsável pela implementação da estratégia do ICGN em mais de 50 países. Autoridade global no tema, ela já ocupou cargos importantes em diversos organismos internacionais, como Gerente de Governança Corporativa no Institute of Chartered Accountants, da Inglaterra e País de Gales, e Gerente de Desenvolvimento Profissional Internacional no Instituto de Administração.

Acesse o canal da Amec no YouTube: http://www.youtube.com/amecbrasil