Crescimento econômico saudável depende de um mercado de capitais justo e dinâmico

Print Friendly, PDF & Email

Sob o tema “Propostas para o crescimento do Mercado de Capitais”, o Fórum Amec de Investidores atingiu público recorde

Arcabouço regulatório forte, investidores exercendo suas responsabilidades fiduciárias e mecanismos que minimizem conflitos de interesses são alguns dos fatores essenciais para que o mercado de capitais desempenhe seu papel e contribua para a retomada do crescimento do País. Tudo isso a partir de um planejamento econômico responsável. Assim foi o Fórum Amec de Investidores, realizado no dia 22 de agosto, em São Paulo, sob o tema “Propostas para o avanço do mercado de capitais”.

Do ponto de vista regulatório, as principais novidades do mercado tendem a vir da CVM. Há um ano a autarquia trabalha no projeto de redução do custo regulatório. “Os mercados competem entre si e temos que adaptar nossas regras”, disse o presidente Marcelo Barbosa. A CVM recebeu cerca de 600 contribuições do mercado e, na primeira fase, 19 instruções tendem a sofrer ajustes. Na segunda fase, serão tratadas as melhorias de longo prazo. Durante o Fórum, Barbosa anunciou ainda a intenção de revisão das normas que regulam as ofertas públicas. Estão na mira a Instrução 400, que dispõe sobre as ofertas de ampla distribuição, e a Instrução 476, que trata das ofertas com esforços restritos de venda. O objetivo, segundo o presidente Marcelo Barbosa, é preparar o mercado para um cenário de juros mais baixos.

A questão política foi uma das tônicas do evento. Gustavo Franco, José Marcio Camargo e Marcio Pochmann comentaram os programas econômicos que desenharam para candidatos à presidência. Os economistas ainda comentaram questões caras ao mercado, como as situações de conflitos de interesses e ingerência política nas sociedades de economia mista. “Estou totalmente de acordo com a restrição a personagens políticos nas estatais”, declarou Gustavo Franco.

Durante o evento, a Vale recebeu o Prêmio Amec de Eventos Corporativos, em reconhecimento à migração da companhia para o Novo Mercado, oficializada em dezembro passado. Ao longo de 2017, a mineradora transformou todas as ações preferenciais em ordinárias, tornando-se aderente do princípio de “uma ação, um voto”. “A reestruturação societária foi uma experiência única para todos – diretoria, empregados e também investidores”, disse André Figueiredo, diretor de relações com investidores da mineradora. “Podem esperar mais da gente”, completou.

André Figueiredo, diretor de relações com investidores, recebeu o Prêmio Amec de Eventos Corporativos pela Vale

Clique para conferir as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes:

Relembre a programação no site oficial do Fórum.