Conselho da Petrobras passa a ter dois independentes após assembleia de 2014

Print Friendly, PDF & Email

A Assembleia Geral Ordinária de 2014 da Petrobras, realizada na sede da companhia, no dia 02 de abril, foi histórica. Os acionistas minoritários da Petrobrás, entre fundos estrangeiros e pessoas físicas, se uniram e conseguiram eleger dois representantes independentes para o conselho de administração da petroleira.

O novo conselheiro independente eleito foi o consultor José Monforte, que ocupará a cadeira que até então era designada a Jorge Gerdau. Como representante dos minoritários detentores de ações ordinárias, foi reconduzido o economista Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec, que já havia sido eleito no ano anterior.

O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Silvio Sinedino, volta a representar os trabalhadores no Conselho da companhia. Sinedino já havia ocupado a cadeira em 2012.

Após a assembleia, a União vê diminuído seu poder de influência, passando a contar com sete conselheiros de sua indicação: o ministro da Fazenda, Guido Mantega, como presidente do Conselho de Administração; Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras; Marcos Zimmerman, secretário executivo do Ministério de Minas e Energias; Miriam Belchior, ministra do Planejamento; general Francisco Roberto de Azevedo; Luciano Coutinho, presidente do BNDES e Sérgio Quintella, vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas.

Para o conselho fiscal foram mantidos Paulo Souza, Cesar Rech, Marisete Pereira, Reginaldo Ferreira Alexandre e Walter Albertoni, sendo os dois últimos independentes.