Congresso do IBGC é marcado pelo debate sobre a criação de valor por meio da Governança Corporativa

Print Friendly, PDF & Email

Durante dois dias, e com a presença de mais de 500 participantes e 50 palestrantes, o 15º Congresso de Governança Corporativa, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em São Paulo, nos dias 13 e 14 de outubro, discutiu a Governança Corporativa e a criação de valor em evolução.

A abertura do evento contou com um depoimento gravado pelo Príncipe de Gales, que abordou a sustentabilidade e como ela deve ser discutida pela sociedade. Durante toda a manhã do primeiro dia, a discussão abordou aspectos como o foco excessivo no retorno ao acionista, o fato de executivos e acionistas, de um modo geral, estarem preocupados com os resultados no curto prazo e que o conceito de criação de valor tem sido atrelado a algumas premissas equivocadamente, como foco no preço das ações.

O tema também foi discutido durante a palestra de Lynn Stout, professora da Escola de Direito da Universidade de Cornel, nos Estados Unidos, autora do livro “O mito do valor para o acionista”, em tradução livre. De acordo com a professora, os acionistas recebem um tratamento diferenciado dos outros stakeholders. Além disso, Lynn chamou a atenção para o mito do valor ao acionista, para alertar as companhias brasileiras para que não sigam o mesmo destino das norte-americanas, que, nos últimos anos, reduziram drasticamente o número de empresas listadas no país.

Já no segundo dia, as trilhas temáticas se destacaram com discussões voltadas para empresas de capital aberto, empresas de capital fechado e familiares, e outras organizações. Nestes debates, temas como estatais, compliance e relato integrado ficaram em evidência.

As sessões gerais do segundo dia chamaram a atenção do público por discutir a criação de valor com uma visão de longo prazo e a relação entre os valores e princípios, que devem estar na base da organização, como a responsabilidade e a preocupação com a sustentabilidade. O último debate trouxe o tema Governança do Brasil S.A., que abordou a necessidade de modelos de Governança que funcionariam e a melhor forma de garantir um Estado eficiente e promotor do desenvolvimento por meio das boas práticas de Governança no setor público.

Ao final, Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do IBGC, convidou os presentes a participarem das atividades que o Instituto promoverá em 2015, quando o IBGC completará 20 anos de sua fundação.