COMUNICADO AO MERCADO: SETOR ELÉTRICO

A AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais vem a público convocar todos aqueles que possuam ou sejam responsáveis por investimentos nas empresas abertas do setor elétrico para exercerem seus direitos políticos em face das importantes decisões que se colocam para essas empresas.

Em particular, para as empresas que tenham convocado assembleias extraordinárias para examinar as recentes alterações no ambiente regulatório, é imperativo que os acionistas se façam presentes nos conclaves, analisando com diligência as propostas colocadas pela administração, as opiniões, laudos e pareceres oferecidos, inclusive votos divergentes, e que tomem suas próprias decisões com base no interesse das companhias nas quais são investidores.

Os associados da AMEC entendem que as propostas em tela contêm impactos significativos não apenas para a rentabilidade das companhias, mas para sua própria sobrevivência. Assim, exercer os direitos de acionista é a única atitude compatível com o regime de deveres fiduciários a que estão sujeitos os investidores institucionais, tais como fundos de investimento e fundos de pensão.

Como em poucos momentos de nossa história, a presença de proprietários informados e diligentes neste momento é fundamental para a preservação dos investimentos dos acionistas e para o futuro do nosso mercado de capitais.