Colegiado da CVM é recomposto

Print Friendly, PDF & Email

Nas últimas semanas, o Colegiado da CVM – Comissão de Valores Mobiliários –  aproximou-se da recomposição integral de seu colegiado, desfalcado há vários meses por conta do fim do mandato de alguns diretores.

No dia 9 de agosto, tomou posse o diretor Gustavo Gonzalez. O novo diretor é Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), pós-graduado (MBA) em finanças pelo IBMEC-RJ e mestre em direito (LL.M.) pela Columbia Law School, em Nova Iorque (Harlan Fiske Stone Scholar). Também é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do New York Bar Association. Em seu discurso, o diretor ressaltou a importância da atenção do órgão às práticas e publicidade da remuneração dos administradores das companhias abertas – um assunto muito presente na agenda da Amec.

No dia 15, o novo presidente da autarquia, Marcelo Barbosa, foi sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, tendo sido aprovado por unanimidade – fato que aconteceu pela última vez há quase 10 anos. No dia 15 de agosto, seu nome foi aprovado pelo plenário do Senado e no dia 25 foi publicado o decreto com sua nomeação. Marcelo Barbosa é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Barbosa é “Master of Laws” pela Columbia Law School, Nova York, EUA, e professor de direito na Uerj e na Fundação Getulio Vargas. É também membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Center Latin America, Rio de Janeiro e integra o Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), entidade de autorregulação para o mercado de capitais brasileiro. É sócio-fundador do Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados, Barbosa, especialista em direito societário e mercado de capitais e autor de artigos sobre temas como o insider trading (uso de informação privilegiada). Integrou o conselho fiscal da Fundação Lemann e foi presidente o conselho curador da Fundação Estudar, ambas voltadas para a educação e criadas pelo empresário Jorge Paulo Lemann.

A primeira apresentação do novo presidente ocorreu no Congresso da B3 em Campos do Jordão, no dia 26 de agosto. Em seu discurso, o novo presidente ressaltou a importância do Código Brasileiro de Governança do Novo Mercado, da educação financeira e das mudanças trazidas pela MP 784.

Marcelo Barbosa enfatizou, também, a importância do papel de orientação da CVM através de decisões claras e bem comunicadas ao mercado.

 

Clique aqui e acesse o discurso do diretor da CVM, Gustavo Gonzalez.