Carta dos investidores sobre diversidade em conselhos e na administração

Print Friendly, PDF & Email

O tema diversidade nos conselhos entrou na pauta de investidores no Brasil. O grupo de investidores do capítulo Brasil do 30% Club encaminhou, na primeira semana de fevereiro, uma carta coletiva sobre este tema aos presidentes de conselho de empresas listadas no IBrX-100 da B3. O 30% Club comanda uma campanha global organizada e liderada pelo mercado, que congrega companhias, investidores institucionais, empresas de recrutamento, de serviços profissionais e outros participantes do mercado com o objetivo de criar um melhor equilíbrio de gênero nos conselhos e gestão.

Formado por grandes fundos institucionais nacionais e estrangeiros, capitaneados por Hermes, Robeco, Petros, Previ e Leblon Equities (incluindo a recente adesão da Blackrock como membro do Chapter Brasil do 30% Club), o documento teve como objetivo sinalizar às companhias listadas a preocupação dos investidores com a diversidade na composição dos conselhos, incluindo a representação apropriada de gênero e um amplo espectro de habilidades e experiências, enfatizando a importância que os investidores dão a este tema. Além disso, também manifestam o apoio deles à iniciativa do 30% Club – lançado oficialmente no país em março –  e abre um diálogo com as companhias, em preparação para a temporada de assembleias ordinárias de 2019, encorajando o progresso na diversidade de gênero.

O mesmo grupo de investidores dará sequência à ação através do engajamento com as empresas, especialmente as listadas no Novo Mercado, que ainda possuem conselhos formados exclusivamente por homens – 92 empresas do Novo Mercado tiveram conselhos formados exclusivamente por homens em 2018, segundo a Pesquisa Enlight 2018. Trata-se de uma iniciativa inédita no país, que demonstra a evolução das práticas de stewardship adotadas por estes investidores no Brasil.

Como resultados desta iniciativa, alguns presidentes de conselho estão respondendo às cartas, incluindo o retorno positivo do chairman de uma grande empresa listada, pontuando que irá contar com uma ou possivelmente duas conselheiras na composição da chapa que será submetida à Assembleia Geral Ordinária (AGO) em abril.