Brasil Capital e 4UM aderem ao Código Amec de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

O Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais sobre Stewardship continua registrando adesões de novos signatários. Depois das recentes adesões da Previ e Schroders, agora é a vez de duas assets locais: a Brasil Capital e a 4UM Gestão de Recursos. Ferramenta criada em 2016 para incentivar o maior engajamento dos investidores com as empresas investidas, o Código conta atualmente com 26 signatários, entre eles, 4 fundos de pensão e 21 assets, além do BNDESPar.

Giuliano Silvio Dedini, da 4UM. Foto: Divulgação.

Com mais de R$ 4,4 bilhões de ativos sob gestão, divididos em estratégias de renda variável, juros, crédito e multimercado, a 4UM é uma asset baseada em Curitiba/PR com foco na gestão de recursos através de fundos de investimento e carteiras administradas. “O objetivo da 4UM ao tornar-se signatária ao Código de Stewardship é o de formalizar e expandir, ainda mais, o seu compromisso com as práticas de ESG; com o desenvolvimento sustentável dos seus produtos; na promoção da total transparência em seus relacionamentos; na diligência no exercício do voto nas assembleias das empresas investidas; com os mecanismos para a administração de conflitos de interesse; e com o engajamento do dever fiduciário, valores constantemente difundidos e praticados pela 4UM”, diz Giuliano Silvio Dedini, Diretor de Gestão de Recursos.

O gestor reforça que a adesão espelha o comprometimento e alinhamento da asset com os princípios do Código e com as boas práticas de governança corporativa.

Brasil Capital

Criada no início de 2008, a Brasil Capital é uma empresa independente de gestão de recursos dedicada a investimentos de longo prazo em empresas brasileiras negociadas em Bolsa. Originalmente focada na gestão de recursos proprietários, a estrutura foi expandida e, atualmente, realiza também a gestão de terceiros, incluindo clientes institucionais brasileiros e estrangeiros, pessoas físicas e family offices. A equipe da Brasil Capital é composta por 16 profissionais, sendo 10 sócios executivos, dos quais 7 são integralmente dedicados à análise de empresas.

André Ribeiro, da Brasil Capital. Foto: Divulgação/ Cleiby Trevisan.

“Desde a nossa fundação, temos sido fortes defensores das melhores iniciativas nesse sentido, contribuindo consistentemente para as empresas investidas. Entendemos que somos sócios e parceiros das empresas em que investimos e a postura de dono faz parte da nossa cultura de investimentos, além de ser dever fiduciário da Brasil Capital perante seus investidores”, diz André Ribeiro, Diretor de Gestão.

Partindo deste princípio, a asset vem realizando uma série de ações de engajamento com as empresas em nossos Fundos, buscando aumentar o nível de transparência e influenciar positivamente seus gestores. “A adesão ao Código de Stewardship reforça o nosso compromisso com a postura de dono e de sócio diante das empresas investidas, além do foco na evolução constante e na transparência dos procedimentos e atividades relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança na Brasil Capital, bem como nos fundos sob nossa gestão, comenta o Diretor da Brasil Capital.

“A asset atua com o objetivo de construir relacionamentos de longo prazo. E para sermos reconhecidos como sócios perante às companhias investidas e comunidade, procuramos interações construtivas, com forte engajamento diante das propostas da administração nas matérias das assembleias de acionistas. Nossa política de voto em assembleias está disponível em nosso website.”, diz André.