BR Distribuidora recebe Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019

Print Friendly, PDF & Email

Votação é reconhecimento à operação de follow-on da companhia

A BR Distribuidora foi a vencedora do Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019, concedido pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). A indicação feita pela entidade representa o reconhecimento dos investidores minoritários à operação de Oferta Subsequente de Ações da BR Distribuidora (follow-on), ocorrida no final de julho de 2019, sendo a companhia a primeira a ser privatizada via mercado de capitais no Brasil.

BR Distribuidora recebe Prêmio Amec de Eventos Corporativos 2019

A premiação da Amec tem como objetivo identificar eventos corporativos que tenham impactado de forma positiva o mercado de capitais. A eleição é feita a partir de voto anônimo dos associados da entidade, que reúne cerca de 60 investidores institucionais, locais e estrangeiros.

“O Prêmio Amec de Eventos Corporativos reflete a opinião coletiva dos associados elegíveis da Amec, sinalizando a postura da associação para manter a agenda de valorização do mercado de capitais brasileiro”, explica Fábio Coelho, Presidente-Executivo da associação.

Segundo a companhia, após a conclusão da oferta, a Petrobras, antes controladora da companhia com 71,25% do capital, passou a deter 37,5% do total de ações. A operação teve um efeito imediato na liquidez, duplicando a quantidade das ações em circulação.

O aumento de liquidez possibilitou à companhia ter uma base de investidores diversificada e mais atuante, inclusive na indicação de nomes para o novo Conselho de Administração. Antes, o Conselho era composto por 10 membros, sendo cinco indicados pela Petrobras, um pelo Ministério da Economia e outro pelos funcionários, restando aos minoritários três assentos. Essa definição da composição do conselho estava estabelecida em estatuto.

Na nova configuração, após a reforma do estatuto, que tinha como objetivo fazer todas adaptações necessárias para o day after ao follow-on, o número total de cadeiras no Conselho de Administração foi reduzido a nove, sendo, no mínimo, 50% dos conselheiros eleitos independentes. Os conselheiros terão perfis diversificados e experiências complementares, em linha com os requisitos do Novo Mercado. Além disso, a eleição dos membros do conselho agora se dá pelo número de total de votos obtidos. Os candidatos que obtiverem o maior número de votos serão os eleitos.

Sobre a Amec:

A Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) foi criada em 26 de outubro de 2006, numa iniciativa de investidores institucionais financeiros e independentes, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações. Para atingir esses objetivos, a Amec promove debates e discussões entre seus associados, obedecendo a estritas normas de governança interna, incluindo controle de conflitos de interesse. Os temas são discutidos pela Comissão Técnica e, posteriormente, submetidos a decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. Ao longo de mais de dez anos de atuação, a entidade converteu-se no principal fórum de discussões entre investidores institucionais a respeito de práticas de governança corporativa e direitos dos investidores em empresas brasileiras, na linha das mais recentes recomendações ao redor do mundo. Em paralelo, os posicionamentos da Amec têm adquirido cada vez mais reconhecimento de investidores, empresas e reguladores, pela relevância e independência com que atua. Para mais informações, acesse www.amecbrasil.org.br.