Balanço do último ano e desafios para 2021

Print Friendly, PDF & Email

Em vídeo publicado no LinkedIn, o Presidente-Executivo da Amec, Fábio Coelho, realiza um breve balanço de 2020 e comenta as perspectivas para 2021. O ano que terminou foi marcado pela pandemia, pelos juros negativos, pelos IPOs e pelo agravamento do problema fiscal. E tudo indica que esses elementos continuarão na pauta para os próximos meses.

O representante da associação pontuou os retrocessos em casos de reestruturação societária das companhias, em episódios que se distanciaram de práticas equitativas de boa governança. “Defendemos o crescimento e o aumento de competitividade do nosso mercado, sempre acompanhados de aprimoramento governança”, indicou o Presidente da Amec.

Fábio Coelho destacou a necessidade de se alcançar o equilíbrio de todos os acionistas e o maior engajamento dos investidores. Falou ainda sobre o crescimento dos IPOs e a chegada de quase 30 novos entrantes na B3, que participarão na primeira temporada de assembleias em 2021. Ele ressaltou ainda o crescimento da relevância da agenda ESG, por exemplo, com a ampliação da diversidade de gênero nos boards e o enfrentamento dos riscos decorrentes das mudanças climáticas.

Nesse cenário, a Amec continuará desenvolvendo ações para que o mercado de capitais tenha papel fundamental no ciclo de retomada da economia com o fortalecimento do engajamento dos investidores. Para isso, a associação reforça a importância da adesão ao Código Amec de Stewardship, que passará por um processo de aperfeiçoamento no início do ano. “A Amec continuará atuante pelo nosso mercado de capitais e pelo nosso país”.