Associados da Amec e do IBRI debatem implementação do Código de Governança

Print Friendly, PDF & Email

No dia 30 de outubro de 2017, a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – recebeu em sua sede representantes de empresas associadas ao IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – e associados da própria Amec, para debater aspectos relativos à implementação do Código Brasileiro de Governança, que será obrigatório para as empresas abertas a partir de 2018.

O diagnóstico da Amec é que o Informe a ser publicado se configura numa oportunidade dupla para as empresas.

Em primeiro lugar, é uma ferramenta poderosa para efetuar um benchmarking de governança corporativa. O Código foi criado pelo trabalho conjunto de 11 entidades do mercado de capitais, com um investimento acima de 1.600 homens-hora. Trata-se, portanto, de uma ferramenta facilmente precificada em R$ 1 milhão a R$ 2 milhões, que fica agora à disposição das companhias.

Além disso, o Informe dará a oportunidade para as empresas explicarem, de forma didática, como realmente vivem as práticas de governança corporativa. Isso ajudará no entendimento dos investidores sobre seus processos de tomada de decisão, de risco e de engajamento.

É importante, portanto, que as empresas encarem a novidade como um avanço positivo e escrevam seu informe de forma útil, transparente e didática. As empresas que seguirem esta linha terão fortes dividendos na sua relação com o mercado, ao contrário das que adotarem uma postura check the box. Para essas, o Código representará apenas um custo administrativo adicional e, na verdade, uma oportunidade perdida.

Empresas e investidores apreciaram a oportunidade de troca de informação, e ficou claro no encontro que as melhores empresas já estão engajando seus órgãos de governança para desenvolver um informe de qualidade.