Associação propõe reflexão sobre contabilidade e o papel dos auditores

Print Friendly, PDF & Email

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – enviou à Comissão de Valores Mobiliários – CVM – contribuição para a audiência pública SNC 01/17 da Superintendência de Normas Contábeis, que atualiza a Instrução CVM 308/99, especialmente no que tange o trabalho dos auditores independentes. Como a própria CVM menciona no edital, a instrução merece atualizações, pois foi editada há mais de 17 anos, e profundas mudanças aconteceram desde então.

Além de endereçar pontos específicos da audiência pública, a Amec foi mais adiante. Ela propõe que a oportunidade de atualizar a Instrução 308 seja utilizada como um momento de reflexão sobre não apenas o papel dos auditores independentes, mas também de toda a “governança da contabilidade”. Segundo a manifestação, a implementação do IFRS modificou substancialmente os papéis dos agentes envolvidos na elaboração das demonstrações financeiras. O sistema internacional representa um ganho importante para o mercado de capitais. Mas sua abordagem principiológica confere graus de liberdade aos agentes que não existiam antes. O prazo decorrido desde a implementação do sistema no Brasil já nos permite refletir e aprimorar essa governança.

“Precisamos de um mecanismo para garantir que se tome a melhor decisão para representação fidedigna da situação patrimonial, mesmo que seja a mais difícil”, explica Mauro Rodrigues da Cunha, presidente da Amec.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 05/2017 – Auditorias.