Apimec Nacional apoia pedido da Amec de Transparência na Remuneração de Administradores

Print Friendly, PDF & Email

Em outubro, a Apimec Nacional – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – declarou publicamente seu apoio ao pedido da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – para que as companhias abertas deixem de usar a liminar obtida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Rio de Janeiro) para não divulgar a remuneração dos administradores na forma exigida pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Em junho de 2015, com o objetivo de encorajar algumas empresas a cumprirem as regras de divulgação de informações da CVM, a Amec enviou uma carta a todas as empresas do Ibovespa que atualmente utilizam-se da liminar do IBEF-RJ. São elas: Gol, Iguatemi, Gerdau, IMC, Fibria, Itau Unibanco, Itausa, Eztec, Even, Kroton, Embraer, Duratex, Lojas Americanas, CSN, CPFL Energia, Minerva, Cosan, Multiplus, Oi, Cielo, CCR, Pão de Açúcar, Brookfield, Braskem, Santander, Suzano, Bradespar, B2W Digital, Telefônica Brasil, Tim, ALL, Bradesco e Vale. As cartas foram endereçadas ao Presidente do Conselho de Administração, ao Presidente Executivo, e ao Diretor de Relações com Investidores.

Na carta, a Amec sugere que empresas e executivos deixem de utilizar a liminar do IBEF-RJ, e se coloca à disposição para discutir propostas referentes ao assunto.

A entidade recebeu respostas das empresas B2W, Bradesco, Bradespar, Braskem, Gerdau, Lojas Americanas e Vale, além da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas. A Abrasca explicitou que alguns associados daquela entidade se sentiram desconfortáveis com a solicitação.

“A Amec registra a sua satisfação com as empresas que responderam nossa correspondência, ainda que substancialmente no sentido da manutenção do status quo. Entendemos que o diálogo e a troca de experiências são os melhores caminhos para a criação de valor do mercado de capitais brasileiro e, por isso, sempre optamos por essas vertentes”, explicou o presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha. O presidente ainda ressaltou que a associação está de portas abertas às companhias. “Já recebemos representantes de companhias abertas para exporem seus pontos e, também, para ouvir a opinião dos investidores. Continuamos dispostos a recebê-las e dialogar de forma objetiva e madura”, afirma Cunha.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 04/2015 – Transparência da Remuneração de Administradores.

Clique aqui e acesse o apoio da Apimec Nacional ao pedido da Amec de Transparência na Remuneração de Administradores.