Amec ressalta a importância do tema remuneração de administradores

Print Friendly, PDF & Email

No final de janeiro, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – endereçou duas cartas sobre o tema remuneração de administradores. Aos investidores associados, a entidade solicita que reflitam sobre a aprovação da proposta de remuneração global apresentada por companhias que não seguem a regulação da CVM, que estipula a divulgação das remunerações máxima, média e mínima.

No documento, a associação destaca que “existem algumas dezenas de empresas que têm se recusado a publicar as informações básicas da proposta de remuneração na forma determinada pela CVM. Ainda que a CVM não determine a publicação da remuneração individual – que é a prática nos EUA e na Europa – escudam-se em decisão judicial de primeira instância obtida pelo IBEF-RJ para omitir essa informação”.

Em outro documento, aponta para a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – as experiências de seus associados, que perceberam que o valor global máximo aprovado em assembleia não tem sido respeitado. Além disso, muitas vezes os valores aprovados em assembleia para diretoria e conselho também acabam sendo diferentes dos verificados na prática pelos investidores. “Até que ponto a administração da empresa pode fazer uma proposta e executar uma alocação totalmente diferente?”, questiona o presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 02/2018 – Remuneração dos Administradores – carta para a CVM.

Clique aqui e acesse a resposta da CVM.

Clique aqui e acesse a Carta Presi 03/2018 – Transparência da Remuneração dos Administradores – carta para os associados.