Amec reforça o relacionamento de investidores com conselheiros independentes de empresas

Print Friendly, PDF & Email

A Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec) iniciou projeto piloto de relacionamento e de comunicação de investidores institucionais com conselheiros independentes de empresas. O primeiro encontro foi realizado na última segunda-feira, 22 de junho, em reunião por videoconferência com a presença de cinco membros independentes do Conselho de Administração do Banco do Brasil.

“A atividade de hoje representa um marco na Amec, pois tem a finalidade de promover o contato mais frequente e direto dos Conselhos e áreas de Relações com Investidores com nossas associadas”, disse Fábio Coelho, Presidente-Executivo da Amec. Ele ressaltou que o projeto está em linha com a diretriz básica da Associação de promover maior engajamento dos investidores no board das companhias. E acredita que o projeto ganhará força com a realização de outras atividades semelhantes nos próximos meses.

O Presidente da Amec explicou que a ideia de promover a atividade surgiu no final do período de Pré-Temporada de Assembleias de 2020, ainda antes do período de quarentena por conta da pandemia. Realizado todos os anos pela Associação para permitir maior coordenação dos investidores institucionais para a participação na temporada de assembleias das companhias, o programa deste ano terminou com uma reunião no final de fevereiro, que contou com a participação de conselheiros da Petrobras. Ali nasceu o embrião da ideia que se transformou no atual projeto.

Banco do Brasil

Participaram do encontro o Presidente do Conselho de Administração do BB, Hélio Magalhães, os conselheiros independentes, Luiz Serafim Spínola, Paulo Roberto de Lima, Joaquim Xavier Silveira e José Guimarães Monforte. Além deles, participaram Carlos Hamilton Araújo, Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, e Daniel Alves Maria, Gerente Geral de RI.

Hélio Magalhães, do Banco do Brasil. Foto: Divulgação.

O Presidente do Conselho do BB realizou uma apresentação que passou por temas atuais da gestão do banco, como a transformação digital, a governança, a retenção e atração de talentos e as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança, da sigla em inglês). Ele agradeceu o convite da Amec e reforçou a disposição e abertura para uma maior interação com os investidores. “É uma oportunidade muito boa para ouvir os investidores. Precisamos de críticas e questionamentos para sempre aprimorar nossa atuação”, disse.

Paulo Roberto de Lima também enfatizou a importância deste novo canal de interlocução do Conselho com os investidores. “É mais uma iniciativa importante da Amec e reforça o avanço na governança das empresas no Brasil”, comentou. Opinião semelhante foi compartilhada por José Monforte, que além de membro do Conselho do BB, é também Presidente do board da Eletrobrás. “Gostaria de estimular a postura crítica dos investidores em relação às companhias.”, disse.