Amec recebe presidente do IIRC

Print Friendly, PDF & Email

Richard Howitt, presidente do International Integrated Reporting Council (IIRC) e Lisa French, diretora técnica da entidade, visitaram a sede da Amec em julho. Ao lado de Vania Maria Borgerth, contadora do BNDES, instituição membro do conselho do IIRC, discutiram os desafios da implementação do Relato Integrado no Brasil. Além da Amec, os executivos do IIRC também participaram de eventos organizados em parceria com o IBGC e o BNDES e encontraram-se com investidores institucionais, especialmente fundos de pensão.

Howitt e French destacaram que, do lado das empresas, há maior preocupação para que a divulgação do Relato Integrado coincida com a publicação das demonstrações financeiras. O alinhamento asseguraria maior relevância ao documento, além de real integração entre as informações. Para que isso ocorra, no entanto, é crucial que haja demanda por parte dos investidores – ponto, segundo o IIRC, há trabalho a ser feito.

Amec e IIRC concordaram que o desenvolvimento do tema passa por uma maior adoção dos princípios de stewardship como forma de dar concretude aos deveres fiduciários dos investidores institucionais, indicando a relevância das informações não financeiras sob o ponto de vista de gestão de risco, de impacto dos investimentos e de retorno a longo prazo. As instituições se comprometeram a trabalhar em conjunto para aumentar o engajamento dos investidores com o tema, através da adoção de práticas de stewardship.

Richard Howitt, presidente do IIRC e Lisa French, diretora técnica da entidade foram recebidos na Amec pelo presidente Mauro Rodrigues da Cunha (centro)